Seguidores

domingo, 25 de janeiro de 2009

A Disputa da Água

"Água será o grande motivo de futuras guerras neste planeta".
Esta afirmação foi feita por uma professora, engenheira com doutorado em Hidrologia e que trabalhou no plano de regulação da Bacia do Paraíba do Sul, durante o curso de Especialização em Gestão Ambiental, em 2005.
Hoje, já podemos notar que as grandes disputas estão se realizando e serão sempre em torno deste líquido precioso.
Não é a toa que Israel e os palestinos travam uma luta perpétua na Faixa de Gaza. O motivo é a água. No México este bem mineral já se tornou extremamente raro. Um artigo de luxo.Em São Paulo e outras metrópoles a água deixou de ser utilizada para "varrer" a calçada, para regar plantas e para encher a piscina com a frequencia de antigamente. Todos são estimulados a poupar este bem precioso. Existe uma "Guerra de Água".Também sabem por lá que a Amazonia é uma bomba hidrólógica que regula a irrigação dos estados sulistas.Embora se saiba que é mais valioso que o petróleo, que nosso corpo é composto de 70% a 75% de água, que o ser humano não consegue ficar mais de 4 (quatro) dias sem reabastecer-se de água, ainda assim desperdiçamos quantidades incríveis de água.Água para banho e água para beber: que mistura explosiva!Nem sempre a água utilizada para o banho pode ser bebida, sem o tratamento adequado. Apesar de ser obrigatório, no Brasil que se acrescente o cloro e o flúor no abastecimento de água doméstico continuamos correndo o risco de conviver com as doenças gastro intestinais, de pele, além do mau cheiro das água contaminadas. Esta fonte de vida também pode ser a fonte da morte.E a água "brinca" com todos os planos de governo, com as previsões de economistas, de políticos de sociólogos, enfim de todos os que tentam entender seu mau humor, seus "choros" (inundações) e suas "sêdes" (sêcas).A nossa sobrevivência depende da água nossa de cada dia, que vai ficando mais escassa e mais contaminada.Nos dias 12 e 13 de fevereiro vai ser realizada na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a conferência "Fazer a Paz com água". A mesma foi organizada pelo Fórum Político Mundial, presidido pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachov (1985-1991). Na conferência será discutido o rascunho do Protocolo Mundial da Água, que se pretende incluir nas negociações internacionais sobre o tratado que substituirá, em 2013, o Protocolo de Kyoto (1997).Quem sabe haverá uma grande chance de se estabelecer os limites para a bestialidade das guerras, sejam elas por quais motivos forem serão sempre inglórias para todos, que estejam com sede ou saciados.
http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte/2009/01/a-disputa-da-agua.html

Um comentário:

  1. A invasão do Iraque pelos EUA, e o genocídio que Israel está cometendo contra o povo de Gaza/Palestina agora no início de janeiro de 2009, já tem muita relação com a água da região. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir