Seguidores

quarta-feira, 4 de março de 2009

Como foi a formação dos continentes?




A Deriva dos Continentes

A crosta terrestre é formada de pedaços chamados placas, que andam à deriva sobre a camada de rocha fundida do manto. Há sete placas principais e várias outras mais pequenas. As forças magnéticas do interior da Terra fazem as placas deslocarem-se lentamente pelo globo num vaivém constante.

Os geólogos pensam que há cerca de 225 milhões de anos toda a Terra deste planeta estava unida num "supercontinente" a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a Terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes. Os mapas que vemos abaixo mostram o que os geólogos pensam sobre o modo como os continentes se deslocaram e se afastaram até formarem as massas de terra que conhecemos actualmente.

No hemisfério Sul, há cerca de 150 milhões de anos, no período chamado Jurássico, as correntes de convecção dividiram em pedaços o megacontinente Gondwana. Elas fracturaram a crosta terrestre e separaram a América do Sul, África, Austrália, Antárctica e Índia. Nas regiões de Gondwana, que hoje são Brasil e África, as correntes de convecção formaram fissuras e fracturas na crosta terrestre, o que gerou derramamento de lava. A acção contínua dessas forças também rompeu completamente a crosta terrestre e formou o oceano Atlântico. Porém, ele não parecia o vasto mar que é hoje: a fragmentação de Gondwana formou apenas um pequeno oceano, que só cresceu quando Brasil e África começaram a se afastar de forma gradual há, aproximadamente, 135 milhões de anos.
saiba mais em:

http://www.portic.ese.ipp.pt/quartano/continentes/pag1.htm
http://www.unb.br/ig/sis/danca.htm
http://www.santiagosiqueira.pro.br/mundo/deriva_contiental/deriva_dos_continentes.htm

Um comentário: