Seguidores

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estudo feito em São Paulo indica preferências de usuários nas lans A Maioria usa acesso à rede para se comunicar via e-mails, MSN e Orkut.

Busca de informações empata com games nas lan houses, diz pesquisa..
Os jogos eletrônicos em rede, grande atrativo das primeiras lan houses, foram destronados na lista de preferências dos usuários destes serviços. De acordo com pesquisa que será apresentada na sexta-feira (23) na Campus Party, os frequentadores de lan house utilizam a rede basicamente para comunicação - via e-mail, comunicador instantâneo, sites de relacionamento, entre outros. E o acesso a sites de notícias e de serviços está na preferência de uma proporção de usuários semelhante à que é atraída pelos games.
O estudo investiga o comportamento de usuários de lan house em São Paulo, e foi conduzido pela Cultura Data, órgão de pesquisa ligado à Fundação Padre Anchieta. O perfil traçado pelo estudo indica que o usuário de lan house é jovem (57% têm até 24 anos, e 34% estão na faixa entre 16 e 24 anos) e majoritariamente do sexo masculino - 56% a 44%. Economicamente, a maior participação é da classe C, com 51%.
A lan é a única maneira de acessar a rede para 17% dos entrevistados, número semelhante ao de usuários que, apesar de terem computador ligado à internet em casa, também frequentam estes estabelecimentos. Os números indicam ainda que 93% dos usuários utilizam as lan houses para serviços de comunicação, categoria que inclui e-mails e o acesso a sites como o Orkut, um dos mais populares do país. Já o uso de jogos de computador nestes espaços públicos é de 42%, proporção semelhante ao de usuários que afirmam ir a lan houses para acessar sites de notícias: 40%. Um quinto dos entrevistados diz ainda que ouve rádio e vê televisão pelo computador. Outro uso comum é a busca de informações - como receitas e pesquisas enciclopédicas - ou de serviços pela rede. No total 48% dos usuários de lan disseram enviar currículos, consultar preços de produtos e serviços, buscar informações sobre turismo ou serviços de saúde e acessar serviços do governo, como obtenção de documentos.
O estudo, realizado entre os dias 10 e 17 de dezembro, ouviu 349 usuários e 27 donos de lan houses em São Paulo.
Fonte para pequisa - http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL965856-6174,00-BUSCA+DE+INFORMACOES+EMPATA+COM+GAMES+NAS+LAN+HOUSES+DIZ+PESQUISA.html

DEIXE SUA OPINIÃO: Que uso você faz da internet?

Nenhum comentário:

Postar um comentário