Seguidores

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Economia da China registra pior crescimento em sete anos

Pequim - O Produto Interno Bruto (PIB) da China, a terceira maior economia do mundo, cresceu em 2008 9%, a porcentagem mais baixa dos últimos seis anos.
• Japão mantém juros em 0,1% e rebaixa expectativa de crescimento

"A crise internacional está se tornando mais profunda e se estendendo, enquanto seu impacto na economia chinesa continua", assinalou Ma Jiantang, diretor do Escritório Nacional de Estatísticas, em coletiva de imprensa.
A China se tornou em 2007 a terceira maior economia mundial, atrás dos Estados Unidos e do Japão, depois que o Governo chinês revisou o crescimento do ano para 13%.
O crescimento de 2008 é o mais baixo desde 2001, quando a economia chinesa teve expansão de 8,3%. A China enfrenta uma situação sem precedentes desde sua reforma econômica, há três décadas, já que pela primeira vez os três principais compradores de suas exportações baratas, EUA, União Europeia e Japão, vivem uma crise juntos.
Como consequência, à medida que 2008 avançou, o crescimento chinês foi freando, com 9,9% entre janeiro e junho, 9% no terceiro trimestre e 6,8 entre outubro e novembro.
Leia mais sobre: China
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/01/22/economia+da+china+registra+pior+crescimento+em+6+anos+3541941.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário