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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Em meio à crise, perucas fazem sucesso em Londres

As perucas estão voltando, pelo menos na Grã-Bretanha, onde elas registraram um boom de vendas no fim de ano e começaram a ser vistas como um acessório de moda versátil e relativamente barato.
Extremamente popular em séculos anteriores, a peruca andava fora de moda, sendo mais associada a pacientes em tratamento de quimioterapia ou drag queens. Mas agora, nos tempos de crise econômica, as perucas estão conquistando espaço como uma forma de mudar de visual facilmente sem precisar cortar ou tingir os cabelos.
No último Natal, as marcas de perucas presentes em lojas famosas como Harrods, Selfridges e Topshop registraram aumento nas vendas do produto em comparação a dezembro de 2007, indo na contramão dos fracos resultados do varejo em meio à crise econômica mundial.
A empresa Hot Hair, por exemplo, teve um aumento de 90% nas vendas de perucas e apliques em sua seção na Selfridges e de 70% na loja jovem Topshop, segundo disse à BBC Brasil o diretor da empresa, Richard Lipton.
Crise
Curiosamente, uma das razões apontadas para explicar o fenômeno é exatamente o clima de recessão, com muitas mulheres trocando a escova semanal no salão por uma peruca que pode ser reaproveitada várias vezes nos dias em que o cabelo pede atenção. Ou preferindo comprar uma nova peruca a mudar a cor ou o corte do cabelo no salão.
"Ir ao cabeleireiro é uma atividade cara aqui, sei disso porque tenho uma esposa e duas filhas. Então é possível que as mulheres estejam comprando perucas como uma alternativa", diz Lipton.
Vicki Ullah, proprietária da seção Wig Bordouir, que fica loja de departamentos londrina Harrods, também acredita que a crise pode ser, em parte, responsável pelo aumento registrado em suas vendas.
"As pessoas estão comprando perucas idênticas aos seus cabelos e, quando precisam de uma escova, ao invés de gastar até 60 libras (cerca de 200 reais), preferem apelar para a peruca, que pode ser reutilizada várias vezes", diz Ullah.
Celebridades
Outra razão apontada para o ressurgimento da peruca como um acessório de moda é o fato de que celebridades da televisão, como Tyra Banks e a Sharon Osbourne, começaram a ser mais sinceras sobre o fato de que recorrem a elas para mudar de visual.

Fonte Ilana Rehavia Da BBC Brasil em Londres


http://estilo.uol.com.br/ultnot/bbc/2009/01/15/ult3806u610.jhtm

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