Seguidores

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Como funciona a reforma ortográfica do português

por Luís Indriunas


Em 1990, representantes dos oito países que falam português (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) decidiram simplificar a grafia e unificar as regras. A implementação, no entanto, é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em 2009. As maiores resistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maior de 2008.
As tentativas de unificação ortográfica dos países lusófonos são antigas, datando do início do século 20. No Brasil, já houve duas reformas ortográficas em 1943 e 1971, ou seja, um brasileiro com mais de 65 anos vai passar por três reformas. Em Portugal, a última reforma aconteceu em 1945. E muitas diferenças entre Brasil e Portugal continuaram.
Há muita gente que rechaça a unificação, dizendo que há coisas mais importantes a fazer. Quem defende argumenta que o português é, das línguas mais faladas no mundo, a única que ainda não está unificada.
Veja quais as principais mudanças na ortografia. A maioria terá impacto no Brasi em
fonte
http://pessoas.hsw.uol.com.br/reforma-ortografica.htm

Luís Indriunas. "HowStuffWorks - Como funciona a reforma ortográfica do português". Publicado em 22 de agosto de 2007 (atualizado em 03 de dezembro de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/reforma-ortografica.htm (01 de janeiro de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário