Seguidores

terça-feira, 28 de abril de 2009

Conheça medidas adotadas ao redor do mundo contra a gripe suína

Conheça medidas adotadas ao redor do mundo contra a gripe suína


O novo tipo de gripe suína já matou 22 pessoas no México e contaminou 20 no vizinho Estados Unidos desde o último dia 13 obrigou países de todo o mundo, inclusive o Brasil, a adotar métodos de prevenção. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe tem potencial para chegar a pandemia (uma epidemia de grande alcance geográfico).

Confira algumas das precauções adotadas ao redor do mundo:

Brasil
- Tripulações e passageiros de aeronaves oriundas dos EUA e do México recebem materiais com informações sobre os sintomas da doença. Quando há suspeita, a pessoa é levada para um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, se necessário, encaminhada para um hospital da rede pública.
- Não há casos de suspeita da doença.

Alemanha
- Um comunicado sobre o perigo da gripe suína foi publicado no site do Ministério de Relações Exteriores alemão, mas nenhum alerta de viagem foi emitido.

América Central
- Os países da região aumentaram a fiscalização na fronteira e em aeroportos.
- No Panamá, funcionários dos aeroportos isolam os passageiros dos voos do México. Funcionários de saúde em El Salvador, na fronteira com Guatemala e Honduras, estão em alerta para casos de gripe.
- O ministério de Saúde da Nicarágua declarou estado de alerta.

Argentina
- O ministro da Saúde solicitou que equipes de bordo e passageiros em voos do México avisem imediatamente se tiverem sintomas da gripe. Além disso, o ministério pediu que o sistema de saúde da Argentina observe se há aumento de doenças respiratórias e promova campanhas de vacinação e hábitos de higiene preventivos.

Áustria
- O Ministério de Saúde informou que, devido a um plano elaborado em 2005, o país possui estoques de medicamentos antivirais capazes de atender 4 milhões de pessoas (metade da população); e possui capacidade de produzir vacinas profiláticas para toda a população.
- O país possui um estoque de 8 milhões de máscaras.

Chile
- O governo do Chile examina os passageiros que chegam de avião do México e dos EUA para verificar se há sinais de febre. Ainda observa um possível caso suspeito, mas descartou outros dois.
- O ministro da Saúde advertiu para as viagens ao México e aos EUA, e funcionários de fronteira monitoram os passageiros que chegam por terra por sintomas da gripe.

Colômbia
- Autoridades aumentaram a fiscalização e controle preventivo em hospitais, portos e nos principais aeroportos de Bogotá, especialmente para pessoas que chegam da Cidade do México, Texas e Califórnia.

Dinamarca
- Um plano nacional de prevenção a pandemias entrou em vigor assim que a ameaça da gripe suína foi identificada.
- O país possui estoques de medicamentos como Tamiflu.

Equador
- O governo diz que vai realizar exames médicos em pessoas com sintomas da gripe que chegarem de países com gripe suína. Oficiais dos serviços de saúde também colocaram hospitais em alerta para monitorar casos de febre.

Espanha
- Os voos para o México foram equipados com máscaras e luvas cirúrgicas.
- Três pessoas que chegaram do México com suspeitas de gripe estão em observação até que o diagnóstico seja confirmado, o que só deverá acontecer em dois dias.

França
- Oficiais dos serviços de saúde estão em alerta, e o ministério criou um gabinete de crise para monitorar a evolução da doença.
- Quatro pessoas, sendo três da mesma família, estão em observação por suspeita de gripe suína. Outros dois casos foram examinados e descartados.

Grécia
- O país possui "estoques estratégicos" de Tamiflu e outros medicamentos antivirais, informou o chefe do centro nacional de operações de saúde, Panagiotis Efstathiou.

Itália
- Fabricantes do presunto de Parma emitiram um comunicado assegurando os consumidores de que os produtos são seguros.

Oriente Médio
- A OMS recomendou que os países da região repitam as medidas de prevenção adotadas contra a gripe aviária e que monitorem pessoas que tenham retornado do México e dos EUA com sintomas de gripe, mas que não é necessário impor isolamento para todos os viajantes dessa região. Esses países também devem verificar os estoques de Tamiflu.
- Os Emirados Árabes Unidos têm um estoque de 1 milhão de comprimidos de Tamiflu, o suficiente para 40 mil pessoas caso haja pandemia, disse o diretor de Assuntos de Saúde Pública da Autoridade de Saúde de Dubai, Ali Al Marzouki.
- Os Emirados Árabes Unidos também estuda a possibilidade de banir a importação de todos os produtos do México e dos EUA feitos de porco.

Peru
- O ministério da Saúde do Peru aumentou o controle nos aeroportos para detectar se alguém com sintomas da gripe entrar no país.

Reino Unido
- O país possui um estoque de drogas para tratamento de gripe, incluindo Tamiflu, e negocia um acordo para assegurar o número necessário de vacinas, para o caso de uma pandemia.
- O secretário de Saúde, Alan Johnson, afirmou esperar que pessoas que tenham viajado nas últimas semanas e estejam com sintomas de gripe sejam examinadas "muito, muito rápido".
- Um tripulante da companhia aérea British Airways que apresentava sintomas de gripe foi examinado, e a hipótese foi descartada.

República Tcheca
- O país possui um estoque de 2 milhões de doses de Tamiflu, o suficiente para um quinto da população, informou o chefe do serviço de saúde pública, Michael Vit.

Rússia
- O país proibiu a importação de carne do México, de diversos Estados americanos e de todo o Caribe, informou o chefe do setor, Nikolai Vlasov, à agência de notícias Reuters.
- Equipes médicas estão nos aeroportos internacionais procurando sintomas de gripe entre os passageiros que chegam do México, EUA e Canadá.

Venezuela
- A Venezuela disse que vai aumentar o controle de saúde em aeroportos para prevenir que a doença se espalhe e recomendou que os venezuelanos evitem viajar para os EUA e México.
- Equipes médicas estão nos aeroportos internacionais procurando sintomas de gripe entre os passageiros que chegam do México, EUA e Canadá.

Leia mais sobre a gripe suína em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556483.shtml

Um comentário:

  1. Acabei de ler no Estadão "Atualmente, o risco de pandemia está na fase 4, de uma escala de 6 pontos. Uma nova mudança levaria ao nível 5, que representa pandemia "iminente". ", ou seja, está de assustar.

    Peloque eu entendi da matéria postada este remédio "Tamiflu" parece ser eficiente. Vou ler mais a respeito e volto para postar aqui e se alguém souber mais sobre o remédio favor contar para nós.

    Abs,

    Babo

    ResponderExcluir