Seguidores

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Manifestação pré-G20 em Londres abre semana de protestos

Uma manifestação que reuniu dezenas de milhares de pessoas em Londres inaugurou o "circo" de protestos que a cidade espera ver armado para o encontro do G20, que terá lugar na capital britânica na próxima quinta-feira.
Cerca de 35 mil pessoas, na estimativa da polícia, caminharam mais de 6 quilômetros para pedir que os líderes dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento que integram o grupo priorizem as preocupações do cidadão comum ao discutir as saídas para a crise global.
Mais de 150 organizações sindicais, ambientalistas, anti-guerra, de combate à pobreza e atuantes nos mais variados aspectos sociais engrossaram a marcha batizada de "Put People First" (Coloquem as Pessoas em Primeiro Lugar, em tradução livre).
Os manifestantes pedem criação de empregos, justiça social (ou melhor distribuição de riqueza) e medidas contra o aquecimento global (por acreditarem que o atual modelo econômico leva à destruição da natureza).
Entre a multidão que partiu do pier de Victoria, na margem norte do rio Tâmisa, estavam diversas crianças e pais com carrinhos de bebê.
Ao som de Manu Chao, batucadas e canções tradicionais, alem dos já esperados bordões e gritos de guerra, os manifestantes passaram por cartões-postais, como o Big Ben e a catedral de Westminster, e terminaram sua jornada com um comício seguido de apresentações musicais no Hyde Park.
Temor de distúrbios
Foi um início pacífico para a temporada de manifestações desta semana, que a polícia espera ser tensa. Nos últimos dias, a polícia anunciou ter cancelado as férias de todo seu pessoal e informou que seis forças distintas serão unificadas sob um só comando para melhorar a eficiência do patrulhamento.
Saiba mais em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090328_g20protestoatualiza_pu_ac.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário