Seguidores

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gastos: brasileiro se mostrou mais cauteloso na Páscoa de 2009, diz Serasa

SÃO PAULO - Pesquisa da Serasa divulgada nesta segunda-feira (13) indicou que o consumidor brasileiro está mais cauteloso em suas compras de Páscoa, financiando em prazos mais curtos.

A compra a prazo já era aposta do comércio para a data comemorativa. A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial havia divulgado que 50% das compras da Páscoa deveriam ser feitas dessa maneira. No ano passado, eram 53%.

Preços

De acordo com os dados, além de comprar com mais cautela, o brasileiro ainda deixou de consumir na Páscoa de 2009, com os preços dos produtos importados mais caros, por conta da desvalorização do real.

Estimativa da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), havia revelado que os consumidores encontrariam os ovos de chocolate 8% mais caros nas prateleiras, em relação a 2008.

A pesquisa da Serasa ainda indicou que as incertezas em relação ao desemprego inibiram o brasileiro, que resolveu poupar na Páscoa para poder comprar bens de maior valor agregado durante a comemoração do Dia das Mães, que acontece no próximo mês.

Mudança de hábito

A Serasa identificou que nem mesmo as compras de última hora, que costumam estimular as vendas na Páscoa, conseguiram alavancar o comércio em 2009, caracterizado como ano de crise.

Os dados são do Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio, que tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa. A empresa de pesquisas recebe cerca de 4 milhões de por dia.
http://economia.uol.com.br/ultnot/infomoney/2009/04/13/ult4040u18715.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário