Seguidores

quinta-feira, 18 de março de 2010

Persia

Persia



A Pérsia que deriva do Perseu, foi formado por um grupo Pérsio. A civilização Pérsia se deu entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico, por um tempo também foi chamada de Irã. Com o passar do tempo foram criados reinos como: o guti, os cassitas, elamitas e outros. Ouve no início do primeiro milênio, outra chegada dos povos indo-europeus (Transoxiana e do Cáucaso).



Quando surgiu a figura de Ciaxares, que acabou levando o medo para outros podes, a partir daí surgiu o Rei dos medos, que uniu forças com a Babilônia, para enfrentar a Assíria (Nínive), os medos e os babilônicos dividiram o império entre si, Astíages que erdou o reino de seu pai, reinou de 585 a 550 a.C.



Em 550 a.C. o rei persa Ciro o Grande, se rebelou contra o impero do Medo e derrotou os Astíages, a ocupação Lídia ocorreu mais tarde com as cidades gregas, exceto a cidade de Mileto

http://www.colegioweb.com.br/historia/pérsia




Localizados entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio, os persas estabeleceram uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade no território que hoje corresponde ao Irã. Por volta de 550 a.C., um príncipe chamado Ciro realizou a dominação do Reino da Média e, assim, iniciou a formação de um próspero reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse tempo, este habilidoso imperador também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia.

O processo de expansão inaugurado por Ciro foi restabelecido pela ação do imperador Dario, que dominou as planícies do rio Indo e a Trácia. Nesse momento, dada as grandes proporções assumidas pelo território persa, este mesmo imperador viabilizou a ordenação de uma geniosa reforma administrativa. Pelas mãos de Dario, os domínios persas foram divididos em satrápias, subdivisões do território a serem controladas por um sátrapa.

O sátrapa tinha a importante tarefa de organizar a arrecadação de impostos e contava com o auxílio de um secretário-geral e um comandante militar. Para resolver os constantes problemas oriundos da cobrança de impostos, Dario estipulou a criação de uma moeda única (dárico) e a construção de um eficiente conjunto de estradas. Por meio destas, um grupo de funcionários, conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”, fiscalizavam o volume de arrecadação de cada satrápia.

Essas ações garantiram o desenvolvimento de uma bem articulada economia baseada no comércio entre as várias cidades englobadas pelo império persa. Ao mesmo tempo, precisamos destacar que os padrões e regulamentos estabelecidos pelo próprio Estado foram responsáveis pela manutenção de um eficiente corpo administrativo e a realização de várias obras públicas. Somente após a derrota nas Guerras Médicas é que passamos a vislumbrar a desarticulação deste vasto império.

A vida religiosa da civilização persa atrai a curiosidade de muitas pessoas que se interessam pelos povos da Antiguidade Oriental. Seguidores dos ensinamentos do profeta Zoroastro, os persas possuem uma estrutura de pensamento religioso bastante próxima a de outras crenças, como o judaísmo e o cristianismo. Em suma, acreditam na oposição entre duas divindades (Mazda, o deus do Bem, e Arimã, o deus do Mal) e no fim dos tempos.

As manifestações artísticas persas foram visivelmente influenciadas pela esfera política. Em várias obras, monumentos e outras construções, há reproduções que homenageiam a vida e os importantes feitos dos reis. No campo arquitetônico, os palácios persas eram dotados por uma complexa gama de elementos de decoração e jardinagem. Segundo algumas pesquisas, os persas construíram alguns de seus palácios através da escavação de grandes rochas.

http://www.historiadomundo.com.br/persa/

3 comentários:

  1. Bem, podemos afirmar que a Pérsia é um dos pilares da civilização moderna.

    ResponderExcluir
  2. Que Post Fantástico!
    AMIGA ISMAELITA

    Fiz uma viagem e tanto no seu texto. Além da riqueza histórica, você me fez ver com mais clareza detalhes que eu havia passado batido que estudei um pouquinho.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Vir até seu blog, é sinônimo de cultura, saimos com mais conhecimentos, muito boa mais esta professora.
    abraços forte

    ResponderExcluir