Os vulcões subaquáticos mais profundos já vistos foram encontrados por uma expedição britânica. As chaminés submarinas, como são conhecidas, localizam-se a 5.000 metros de profundidade, no mar do Caribe.
A descoberta foi feita por uma equipe do NOC (Centro Oceanográfico Nacional) do Reino Unido, usando um submarino robótico remotamente controlado. O robô localizou as finas torres de minério de cobre e ferro no fundo do mar, expelindo água e minerais a mais de 300ºC.
Esse tipo de vulcão submarino é conhecido há três décadas, mas a maioria deles se situa a 2.000 metros ou 3.000 metros de profundidade, informou o NOC em comunicado à imprensa.
As chaminés submarinas exercem fascínio sobre os cientistas porque a água fervente expelida por elas nutre colônias de criaturas que ninguém achava que pudessem viver em tal ambiente, como moluscos gigantes e vermes em forma de tubo.
Estudar esses organismos, chamados genericamente de extremófilos ("amigos do extremo"), pode ajudar a entender a vida marinha em outras partes do mundo e até a inferir hipóteses sobre a vida em outros planetas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u719266.shtml
Nossa, e o nosso planeta é repleto de tudo que é tipo de vulcão.
ResponderExcluirAté sub-aquatico.
bjs
Muito interessante e informativa a postagem!
ResponderExcluirNa verdade, o ser humano sequer tem idéia sobre as criações da Natureza, da importância que elas têm para a nossa própria existência e do risco que pode significar a sua destruição. Por isso devastamos! E por essa devastação já começamos a ser punidos!
Bem, podemos entender porque as aguas do caribe são sempre calientes ...
ResponderExcluirIsmaelita,
ResponderExcluirSuper interessante essa notícia.
Não imaginava quie pudesse haver vulcões subaquáticos, e ainda, que vidas pudessem sobreviver e viver nesse espaço...
A natureza é fantástica mesmo, e muito pouco ainda conhecemos sobre ela.
Adorei!
Bjs.
Rosana.
Fantástico o que existe lá no "fundão"... E vale dizer tb que toda a região daquele mar,desde Colombo,vem registrando coisas ainda incompreendidas pela Ciência,como o fenômeno das Águas Brancas... Valeu!
ResponderExcluir