Seguidores

domingo, 1 de março de 2009

Terra do Incra na Amazônia é colocada à venda ilegalmente na internet

Vendedor mora na Inglaterra e alega ter comprado área de assentado.
Órgão federal diz que esse tipo de negócio é proibido.
Terras de um assentamento de reforma agrária na Amazônia foram postas à venda de forma irregular em anúncios em pelo menos três sites da internet,
O homem que se diz proprietário é Ernesto Costa, que mora a mais de 9 mil quilômetros de distância, em Woking, cidade perto de Londres.
Segundo os anúncios, “a terra é muito fértil” e o “sítio vai valorizar muito”. O preço exigido pela área de dois quilômetros quadrados é de R$ 300 mil. O proprietário diz .. “Meu sítio tem localização privilegiada para gado. Do jeito que está lá, dá para montar umas 250 cabeças, sem fazer mais nada”, conta o vendedor.

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a venda é ilegal porque a fazenda fica numa área pública. O assentamento localizado no município de Novo Mundo (MT) chama-se Barra Norte, tem 42 km² e foi criado em 2001. Por lei, os assentados só têm o direito de negociar a terra depois de um período de 10 anos. O assentado que incorrer nessa irregularidade perde a terra e nunca mais será beneficiado pelo programa nacional de reforma agrária. Já o comprador deve desocupar o lote, uma vez que a terra é pública.

No assentamento Barra Norte, além da venda de lotes, o que chama a atenção é o tamanho do desmatamento naquele pedaço da Amazônia.
Fonte para pesquisa em
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM974805-7823-ASSENTAMENTO+DE+REFORMA+AGRARIA+E+VENDIDO+PELA+INTERNET,00.html ou o site - http://fantastico.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário