Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Seca põe dez municípios de Sergipe em situação de emergência


Os moradores dos povoados mais distantes percorrem quilômetros em busca de água, mas nem sempre encontram. A estiagem no sertão do estado já dura seis meses. Um sacrifício para 65 mil pessoas.


A falta de chuva preocupa bastante uma parte do Nordeste. Em Sergipe, dez municípios estão em situação de emergência.

Por todos os lados, a terra é castigada. Riachos e açudes secaram. Os pastos desapareceram e o gado quase não tem forças. A palma é o único alimento que resta para os animais.

"Com pouco tempo, se continuar desse jeito, os bichinhos vão acabar morrendo", diz o agricultor Dagildo da Silva.

Lavouras foram perdidas, não sobrou nada para vender nem para comer. “O milho e o feijão eu perdi”, conta um morador.

Os moradores dos povoados mais distantes percorrem quilômetros em busca de água, mas nem sempre encontram. A estiagem no sertão de Sergipe já dura seis meses. Um sacrifício para 65 mil pessoas.

Na região, comunidades inteiras dependem do carro-pipa que abastece as cisternas. São 7 mil litros de água, quantidade insuficiente, já que muitas vezes é preciso dividir a água com três, quatro famílias.

Os carros-pipa circulam em dez municípios. Seu Antonio vai encher o reservatório , mas precisa economizar porque água só daqui a 40 dias. “Se agente for carregar tudo da cisterna, em um instante termina”, revela.

A dificuldade só não é maior porque há sempre com quem contar: “Quando falta a minha, o meu vizinho me ajuda e quando eu tenho, os vizinhos vêm buscar”, diz um morador.



fonte:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/01/seca-poe-dez-municipios-de-sergipe-em-situacao-de-emergencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário