Seguidores

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Saiba as atribuições dos canditados eleitos em 2010

Eleiçoes 2010

Conheça cada um dos cargos disputados nas eleições 2010 e suas funções

por: Wanessa Consolmagno

Na eleição que ocorrerá em três de outubro estão para a votação seis cargos eletivos, e se houver segundo turno, esse acontece no dia 31 do mesmo mês. São eles em ordem de voto:

Funções

Deputado estadual:



 - aquele que representa a população no meio estadual. Trabalha na Assembléia Legislativa com as funções de legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar as leis estaduais, fiscalizar as contas do governo estadual, além de aprovar o orçamento de seus estados. Possui o mandato de quatro anos, mas pode participar da reeleição, por vezes ilimitadas. É eleito quando é considerada a votação de seu partido político ou coligação de partidos, além dos votos no candidato. Vote com cinco dígitos.

Deputado federal:

- aquele que representa a população em caráter nacional. Trabalha na Câmara dos Deputados e tem as funções de debater, propor, aprovar e alterar leis nacionais, fiscalizar as atividades do Presidente e dos ministros e ajudar a elaborar o orçamento nacional. Podem participar da reeleição, por vezes ilimitadas e o voto acontece a cada quatro anos. Vote com quatro dígitos.
Continua..

Primeiro e Segundo Senador:
-  aquele que representa os Estados-membros federativos. Funções de debater, criar, reformular e aprovar leis de caráter nacional e de seus estados, determinar a validade de acordos internacionais, processar e julgar o presidente da república, seu vice, os ministros e os procuradores. Seu mandato é de oito anos e cada estado possui três senadores, independente do seu tamanho e de sua população. Vote com três dígitos.


Governador:

-cargo máximo do poder executivo no estado. Sua função é de nomear secretários, sancionar ou aprovar leis aprovadas pela Assembléia Legislativa, administrar a segurança pública e administrar o estado. Pode disputar a reeleição após o fim do primeiro mandato. Vote com dois dígitos.

Presidente:

-  é a autoridade máxima do poder executivo nacional. Sua função é de administrar o país e cuidar das relações exteriores, além de zelar pela Constituição, pelos direitos da soberania nacional, defender seu país e a nação, nomear ministros, sancionar ou vetar leis aprovadas no Congresso. Seu mandato é de quatro anos podendo se reeleger uma vez. Vote com dois dígitos.


Dúvida da sua zona eleitoral? Acesse:
 http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaNome.htm



Seja um eleitor consciente!
 Analise as propostas de governo e o passado político de cada candidato, afinal é o destino do seu país que estará nas mãos dos candidatos por pelo menos quatro anos. Voto não é brincadeira, seja um cidadão participativo e responsável!



Mais detalhes consultar a fonte:

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/eleicoes-2010/servicos/o-trabalho-dos-politicos

http://www.anallia.com.br/ler-materia.asp?/materia/Responsabilidade+Social/Eleicoes+2010/801

2 comentários:

  1. Parabéns amigo, essa é uma informação preciosa para os eleitores, inclusive para mim que faço parte da mesa receptora de votos, tinha alguma dúvida quanto ao número de casas para deputados.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Isma, boa noite!!!
    Muito boa essa matéria, pois muitos não sabem as funções de cada cargo no governo, agora ficou bem claro e fácil de entender. Vamos votar corretamente, escolher com muito carinho, pois serão os eleitos que vão governar o nosso país nos próximos quatro anos.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir