Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Campanha vira guerra santa pelo voto religioso

por Sílvio Ribas

Exploração como casamento homossexual e liberação do aborto pode influenciar decisivamente o resultado do segundo turno.




A Constituição estabelece que o Brasil é um Estado laico, defensor da plena liberdade religiosa sem se orientar por qualquer crença.



Este princípio republicano enfrenta desde a reta final do primeiro turno da eleição presidencial o seu maior teste. Movimentos protagonizados por líderes católicos e evangélicos estão orientando votos e ditando rumos das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), afetadas por polêmicas como a legalização do aborto e o casamento homossexual.



Para especialistas ouvidos pelo Brasil Econômico, o embate pode, sim, ter influência decisiva sobre o resultado da sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Afinal, cerca de 89% da população brasileira se declara católica apostólica romana ou evangélica.



Trata-se de um contigente de 151 milhões de pessoas - boa parte deles eleitores - segundo os dados mais recentes, de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Ainda que nem todos se sintam tocados pelos temas trazidos à tona, é um número que pode ser decisivo levando em conta a diferença de 7,1 milhões de votos entre os candidatos mostrada pela última pesquisa Ibope, divulgada na semana passada

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/campanha-vira-guerra-santa-pelo-voto-religioso_92961.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário