Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Voto de protesto

O termo voto de protesto, é usado para designar situações, onde, durante uma disputa eleitoral, o eleitor decide anular o voto ou votar em candidatos considerados excêntricos ou de algum modo folclóricos, como forma de manifestar sua indignação com o sistema eleitoral vigente, ou com as opções de candidatos apresentadas pelos grandes partidos.

No Brasil, ficaram conhecidos como votos de protesto os casos onde o rinoceronte Cacareco (em São Paulo) e o macaco Tião (no Rio de Janeiro), tiveram expressivas votações, ainda na época das cédulas de papel, sendo, de todo modo, estes "votos" considerados como nulos. Por este motivo, o voto de protesto também é conhecido como voto cacareco.



Em 2002, porém, o candidato Enéas Carneiro, que recebeu um milhão e seiscentos mil votos, sendo o deputado federal mais votado no Estado de São Paulo aquele ano, foi identificado por parte dos analistas políticos com o voto de protesto[3], situação que se repetiria mais tarde, em 2006, com o estilista e apresentador de TV Clodovil, eleito deputado também com votação recorde.

Em 2010, o palhaço e humorista Tiririca lança sua candidatura para Deputado Federal. Após aparecer na propaganda eleitoral gratuita utilizando-se de chistes e deboches caracteristicos de seu personagem, ganhou popularidade e é visto em seu partido como um grande "puxador de votos." Sua popularidade é vista como um tipo de voto de protesto. Em um video de sua campanha, pergunta ao eleitor o que um deputado federal faz, diz não saber mas que irá contar caso seja eleito.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Diga não ,ao voto de protesto vote consciente
http://cantinhodaleitura2009.blogspot.com/2010/09/eu-voto-consciente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário