Seguidores

domingo, 11 de abril de 2010

Grupo encontra vulcões subaquáticos mais profundos já vistos

Os vulcões subaquáticos mais profundos já vistos foram encontrados por uma expedição britânica. As chaminés submarinas, como são conhecidas, localizam-se a 5.000 metros de profundidade, no mar do Caribe.

A descoberta foi feita por uma equipe do NOC (Centro Oceanográfico Nacional) do Reino Unido, usando um submarino robótico remotamente controlado. O robô localizou as finas torres de minério de cobre e ferro no fundo do mar, expelindo água e minerais a mais de 300ºC.

Esse tipo de vulcão submarino é conhecido há três décadas, mas a maioria deles se situa a 2.000 metros ou 3.000 metros de profundidade, informou o NOC em comunicado à imprensa.

As chaminés submarinas exercem fascínio sobre os cientistas porque a água fervente expelida por elas nutre colônias de criaturas que ninguém achava que pudessem viver em tal ambiente, como moluscos gigantes e vermes em forma de tubo.

Estudar esses organismos, chamados genericamente de extremófilos ("amigos do extremo"), pode ajudar a entender a vida marinha em outras partes do mundo e até a inferir hipóteses sobre a vida em outros planetas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u719266.shtml

5 comentários:

  1. Nossa, e o nosso planeta é repleto de tudo que é tipo de vulcão.
    Até sub-aquatico.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e informativa a postagem!

    Na verdade, o ser humano sequer tem idéia sobre as criações da Natureza, da importância que elas têm para a nossa própria existência e do risco que pode significar a sua destruição. Por isso devastamos! E por essa devastação já começamos a ser punidos!

    ResponderExcluir
  3. Bem, podemos entender porque as aguas do caribe são sempre calientes ...

    ResponderExcluir
  4. Ismaelita,

    Super interessante essa notícia.

    Não imaginava quie pudesse haver vulcões subaquáticos, e ainda, que vidas pudessem sobreviver e viver nesse espaço...

    A natureza é fantástica mesmo, e muito pouco ainda conhecemos sobre ela.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico o que existe lá no "fundão"... E vale dizer tb que toda a região daquele mar,desde Colombo,vem registrando coisas ainda incompreendidas pela Ciência,como o fenômeno das Águas Brancas... Valeu!

    ResponderExcluir