Seguidores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saiba tudo sobre raios

 
Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:

125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados

Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.

Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo. No Brasil, nas regiões Sudeste e Sul, a incidência é de 25 milhões de raios anualmente, sendo a maior quantidade, no período de dezembro a março, que corresponde à época das chuvas de verão.

Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.

Num destes casos (janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas.

O que aconteceu, provavelmente, foi que os mastros das barracas agiram como pára-raios e não havendo aterramento, a explosão de energia espalhou-se ao redor, atingindo as vítimas.

Outro caso que merece atenção aconteceu durante um treino do Palmeiras (setembro de 1983), no Parque Antártica. Chovia muito e, de repente, um raio caiu no meio de um grupo de jogadores.

Um deles desmaiou, outros três foram derrubados no chão e o técnico da equipe foi atirado a alguns metros de distância. Eventualmente todos se recuperaram.

Caso mais triste sucedeu em janeiro de 1997 com dois adolescentes, que rezavam no alto do Morro de Gericinó (Realengo) durante uma tempestade. O lugar, descampado, é conhecido como Pedra do Avião.

Um raio atingiu os rapazes; um deles foi jogado para cima e rolou pedra abaixo, escapando vivo, com ligeiras escoriações. O outro, no entanto, teve suas roupas e sua Bíblia reduzidos a frangalhos e morreu, provavelmente de parada cardíaca, já que não havia queimaduras ou traumatismos.

Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, etc.

Saiba mais sobre:

Lendas
Para raios
Medidas de segurança

http://www.rio.rj.gov.br/defesacivil/raios.htm

 Curiosidades



Raios matam mais homens; 5% morrem em casa.

Os homens são as principais vítimas de raios em São Paulo. Entre 2000 e 2009, 85% das pessoas que morreram após serem atingidas por descarga elétrica no Estado eram do sexo masculino. A informação é de ituto Nacional de Pesquisas

http://www.abgs.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=557

Raios em janeiro de 2010 triplicaram em São Paulo


http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/raios-em-janeiro-de-2010-triplicaram-em-sao-paulo-20100205.html


Saiba o que você pode fazer  para escapar de uma descarga elétrica



http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/saiba-o-que-voce-pode-fazer-para-escapar-de-uma-descarga-eletrica-20100205.html

6 comentários:

  1. Muito boa a sua matéria, devemos estar sempre atentos quando estiver chovendo para cuidados para nõ sermos pegos pelo raio.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha cidade as pessoas gostam muito de fazer lual em banhos, e certa noite tres casais foram atingidos por um raio e todos morreram.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, bem informativa sua matéria.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Boa a sua matéria, é sempre bom estarmos atentos para os fenomenos da natureza, pode também consultar o texto do site
    http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2009/06/sistema-de-protecao-contra-descargas_25.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Ismaelita,

    Eu sou apaixonado por raios (ok, sou louco mesmo), lógico que minha preferencia são por trovões..

    Mas o belo espetáculo dos raios..

    Abraço

    ResponderExcluir