Seguidores

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ruralistas comemoram aprovação do novo Código Florestal

Ambientalistas choraram o que para eles é a morte das águas, do clima e da floresta, um protesto contra o projeto do novo Código Florestal.



 A aprovação do novo Código Florestal.




A aprovação do novo Código Florestal numa comissão especial na Câmara dos Deputados foi comemorada, nesta quarta-feira, por ruralistas. Ambientalistas protestaram.



Caixões e coroas de flores em frente ao Congresso Nacional. Ambientalistas choraram o que para eles é a morte das águas, do clima e da floresta, um protesto contra o projeto do novo Código Florestal.



“Mostrar que o Brasil todo está de luto com atitudes como essa. Mostraram do que são capazes, de levar o Brasil do século XXI e para a Idade Média sem escalas, abrindo uma picada com a motosserra na legislação ambiental brasileira”, declarou Mário Mantovani, da S.O.S Mata Atlântica.



Pelo texto aprovado na última terça-feira na Comissão Especial da Câmara, as pequenas propriedades, que na Amazônia podem chegar até cem hectares, só não podem acabar com o que sobrou da mata. Mas o que foi destruído não precisa ser replantado. Elas estão dispensadas da reserva legal, o percentual de vegetação nativa, que vai continuar sendo exigido para grandes e médias propriedades rurais: 80% na Amazônia, 35% no Cerrado e

20% no campo.



O projeto suspende por cinco anos as autorizações para novos desmatamentos. Mas perdoa as multas para quem desmatou até julho de 2008, dando prazo de 20 anos para a recuperação das áreas.



A anistia deixou os ruralistas satisfeitos. “Essa suspensão é uma respirada. Nada hoje prejudica mais o agronegócio, a agropecuária, do que essa insegurança jurídica, essa questão das multas, essa truculência que tem sido praticada no dia a dia no campo”, declarou Kátia Abreu, da Confederação Nacional Agricultura.



A Confederação Nacional da Agricultura quer que a decisão sobre o tamanho da área de preservação permanente às margens dos rios fique com os governos estaduais e tentará fazer essa modificação do texto para votação em plenário

fonte:   http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/ruralistas-comemoram-aprovacao-do-novo-codigo-florestal.html

Um comentário:

  1. Oi. Boa tarde. Em muito me agrada a aprovação da nova lei. Eu penso que o meio ambiente tem que ser protegido, sim. No entanto, tudo tem limite e os ambientalistas de plantão me parece não conhecer tal limite. Esse excessivo zelo pelo meio ambiente que, outrora, gozava de apoio legal, era consistia num verdaeiro obstáculo à atividade agropecuária e acredito que a economia do páis perca muito com isso. Achei sensato a reforma feita pelo legislador. Acredito que tudo tenha que ter um equilíbrio. Sinto muito para os ambientalistas.

    ResponderExcluir