Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Brasil sobre os olhos da America do Sul (BBC)

Mergulho na América do Sul



Na semana em que celebra 70 anos, a BBC Brasil está publicando uma série especial que investiga a relação do Brasil com seus vizinhos sul-americanos e a percepção que políticos, especialistas, empresários e a população nas ruas têm dessa relação.



A série levou mais de três meses para ser produzida e envolveu o trabalho de oito repórteres, que visitaram todos os países do subcontinente. O trabalho gerou quase 30 vídeos e dezenas de textos, que estão sendo publicados ao longo desta semana.



Da apuração surge um quadro tão complexo como a própria região, com opiniões diversas, e às vezes oposta, sobre o papel e a posição do Brasil na América do Sul.



Nossa repórter Andrea Wellbaum, por exemplo, mostra que na Argentina a invasão das empresas brasileiras está criando menos gritaria do que a onda de importações da década de 90 gerou.



No Peru, a repórter Márcia Freitas verificou que há uma posição ambígua em relação à estrada interoceânica, que vai ligar a região brasileira da Amazônia ao Pacífico. Para os peruanos, a construção é positiva, mas eles temem que sem resolver problemas políticos, alfandegários e de acordos comercias, a estrada poderá produzir muito menos resultados do que o esperado.



Na isolada Guiana, o repórter Daniel Gallas conferiu como o país está internacionalizando sua parte da Amazônia e como, consumida por crises internas, sua população está de costas para o Brasil.



De todos os países da região, da fronteira com o Paraguai aos escritórios da capital chilena, da Venezuela de Hugo Chávez ao Equador de Rafael Correa, emergem histórias interessantes, curiosas e reveladoras sobre como o gigante brasileiro é visto por seus vizinhos.



São essas histórias e reportagens que a BBC Brasil publica nesta semana.



 por Edson Porto

Editor-chefe
 
Parabéns a BBC, pelos 70  de infomação
 
 
 Veja mais:
 
Leia ..Para a America do Sul, liderança  Brasileira ainda é promessa
 


País é visto como líder natural que deveria fazer mais

Com metade do PIB do continente e uma extensão territorial que lhe garante fronteira com nove dos seus 11 vizinhos, o Brasil é visto na América do Sul como um potencial líder da região. Mas essa liderança brasileira, intencional ou não, é considerada apenas uma promessa.



http://www.bbc.co.uk/portuguese/southamerica/index.shtml

2 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga ISMAELITA:
    Que ótima notícia!
    Eu preciso e vou procurar me sintonizar com todas essas matérias. Com certeza deve ser um documentário e tanto, eu não posso perder!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. está matéria foi vista e compartilhada por um usuário no odd10, o que nos fez conhecer seu blog. Muito bom, criativo e inteligente, parabéns, por isso convidamos você a fazer parte desta nova rede social que é o odd10. Participe, compartilhe, crie grupos, divulgue seu conteúdo, esperamos você, obrigado e até mais. (as matérias recém postadas vão para odds em votação)

    ResponderExcluir