Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cresce a participação dos mais velhos no mercado de trabalho

Diário do Grande ABC



Cresce participação de mais velhos no mercado de trabalho

Carolina Lopes

Do Diário do Grande ABC

A participação de pessoas mais velhas no mercado de trabalho paulista tem aumentado nos últimos meses. Segundo dados divulgados ontem pelo Observatório do Emprego e do Trabalho, da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo), foram abertas em maio, 2.892 vagas com carteira assinada para trabalhadores com idade entre 50 e 64 anos, o que representa 2,9% do total gerado pelo Estado. Há um ano, houve fechamento de 1.480 postos para essa mesma faixa etária.





"O trabalhador mais velho tem mais experiência e sabedoria, que são inatas a sua própria evolução no mercado. A empresa que opta por contratá-lo ganha muito", acredita o diretor do departamento de geração de emprego, trabalho, qualificação e renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Santo André, Hernan Vilar.



Apesar de o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) do município não registrar quantidade expressiva de vagas voltadas a essa faixa etária, Vilar afirma que a grande rotatividade notada pelo órgão nos últimos meses pode facilitar a reinserção dessas pessoas no mercado.



"Houve aumento no número de vagas do centro, mas também tivemos elevação nos pedidos de seguro-desemprego e essa rotatividade acaba gerando achatamento dos salários. Como os mais velhos têm mais dificuldade para conseguir emprego, acabam aceitando remuneração menor. Essa pode ser a chance de reinserção desse segmento populacional", avalia.



Ainda segundo Vilar, os setores que mais oferecem vagas para os trabalhadores mais velhos são o comércio, especialmente o setor de supermercados.



MAIS EXPERIENTES



Uma rede supermercadista da região percebeu a qualidade dos trabalhadores mais experientes e resolveu mudar o perfil de contratação, antes voltado aos jovens. A iniciativa deu certo.



"Os jovens procuram ascensão rápida e mudam rapidamente de emprego. Nós queríamos o contrário, que nossos funcionários ficassem mais tempo na empresa. Começamos a contratar pessoas mais velhas e deu muito certo", afirma a coordenadora de RH da empresa, Caroline Garcia Pinto.



Caroline enumera as vantagens de ter no quadro de funcionários pessoas mais velhas. "Elas são mais comprometidas, mais estáveis no emprego, têm mais maturidade e paciência para lidar com o público", diz.



De acordo com a rede supermercadista, no momento da contratação não é imposto limite de idade nem exigido que o trabalhador tenha experiência anterior, apenas Ensino Médio completo. Segundo a coordenadora do RH, as vagas voltadas a esse perfil são geralmente para a área operacional, como o setor de caixa.



© Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados.

http://www.dgabc.com.br/News/5820115/cresce-participacao-de-mais-velhos-no-mercado-de-trabalho.aspx

3 comentários:

  1. Cara colega Professora Ismaelita.
    Parabéns pelo artigo e pela imagem do post.
    Gostei bastante de ambos.
    Um abraço Isma, e tudo de bom,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  2. Cara Isma. Meu falecido tio era orquidólogo com algumas espécies inclusive com o seu nome em sua homenagem. Por exemplo: Oncidium Ghylány.
    Minha esposa amou a sua foto de capa do blog e pediu uma cópia da mesma para ela colocar no papel de parede do micro dela.
    Meu e-mail é jorgepurgly@gmail.com e o meu mapa social é http://xeesm.com/JorgePurgly
    Te agradeço muito se você disponibilizar e autorizar o uso desta foto. Um abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Os profissionais de mais idade e experiência são os melhores para ocupar a maioria dos cargos. O problema que temos quanto a isso são em empregos onde é requerido algum conhecimento tecnológico, que infelizmente muita gente dessa idade ainda faz questão de não querer aprender. Tirando isso só se tem a ganhar com uma contratação desse tipo, como fala no texto, nós jovens queremos obter o máximo de conhecimento que podemos tirar de um determinado emprego e então partir para algo melhor, quando a pessoa já está no seu ápice e tem mais a acrescentar do que extrair, não há mais essa preocupação de renovação de quadro com tanta frequência.

    ResponderExcluir