Seguidores

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ONU enviará mais 3.500 homens para o Haiti

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta terça-feira o envio de mais 3.500 homens das forças de paz para ajudar na segurança e no serviços de resgate do Haiti pelo período de seis meses.




O contingente ajudará a manter a segurança durante os serviços de distribuição de assistência humanitária. O pedido havia sido feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na véspera. Ban visitou o país durante seis horas no fim de semana.



A resolução afirma que a Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah) consistirá de um componente militar de até 8.940 militares de todos os escalões e um contingente de 3.711 policiais.



- Devemos enviar as tropas o quanto antes para que ajudem a manter a ordem e permitam a distribuição de ajuda humanitária -, afirmou Ban à imprensa depois da decisão do Conselho.



A nova mobilização militar da ONU na ilha permitirá em particular abrir um corredor humanitário entre Porto Príncipe e a República Dominicana, e outra ponte entre o norte do país e a capital, onde o porto também foi danificado pela catástrofe.



- O mundo está com o Haiti -, declarou o secretário-geral, após a confirmação do envio de tropas.



Ban apresentou também um informe nesta segunda-feira sobre a situação no país que, antes do terremoto, tinha uma força internacional de 9.000 homens, incluindo 7.000 militares de 18 nacionalidades, dos quais várias dezenas morreram na catástrofe.



Além dos militares e policiais, a ONU emprega atualmente 2.000 civis, dos quais 500 são estrangeiros.



Brasil (1.300), Uruguai (1.100), Argentina (550) e Chile (500) são os principais participantes no grupo dos Capacetes Azuis da América Latina na Minustah.



As informações são do G1 e do site da ONU
Saiba mais em:
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2782307,ONU-enviara-mais-3-500-homens-para-o-Haiti.html

2 comentários:

  1. Quanto mais gente por lá melhor, estava vendo hoje no jornal e é muito triste o que esta acontecendo naquele país, toda ajuda a eles com certeza será de suma importância.

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, nada contra a ajuda, mais os brasileiros não observam os gastos que o governo tem com esse trabalho humanitário mundo à fora?
    E nós aqui, precisando de saúde, quantos estão morrendo em porta de hospitais, necessitados de um atendimento? Tudo bem sejamos humanos, mais tb humanos com nosso povo também.
    Desculpa o desabafo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir