Seguidores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A geografia explica, terremoto do Haiti foi causado por deslizamento entre placas








Terremoto no Haiti

O que está acontecendo? Os terremotos estão aumentando?



O mundo presenciou na noite de ontem (13/jan) uma das mais impressionantes forças da natureza, materializada na forma de um poderoso terremoto de 7.0 graus de magnitude ocorrido no sul da Ilha de Hispaniola, próximo a Porto Príncipe, no Haiti. Ainda não se conhece exatamente a extensão da tragédia, mas devido à localidade e condições estruturais do país o número de mortos deverá ser muito alto.





O abalo ocorreu às 19h53 pelo horário de Brasília (17h53 hora local) e foi localizado10 km abaixo do nível do mar, sob as coordenadas 18.45N e 72.44W, aproximadamente a 15 km do sudoeste de Porto Príncipe e 145 km a oeste-noroeste de Barahona, na República Dominicana. Devido às características do tremor, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de ondas gigantes para a Região do Caribe, mas uma hora depois foi suspenso.



Dezenas de aftershocks (réplicas que ocorrem após um terremoto de grande porte) foram registradas logo após o evento, com 33 terremotos registrados nas 10 horas seguintes, um deles medindo 5.9 graus de magnitude. Cálculos mostram que o evento principal de 7.0 graus liberou a energia equivalente a 475 mil toneladas de TNT, similar à detonação de 25 bombas atômicas.



Placas tectônicas

O terremoto que ocorreu no Haiti foi provocado pelo deslizamento e compressão entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha. Ali, a placa caribenha se move em sentido leste a 20 milímetros por ano com relação à placa superior. Além do deslocamento entre as duas placas, o local em que ocorreu o sismo é também compartilhado por outro sistema de falhas, composto pela falha Setentrional ao norte do Haiti e a falha Enriquillo-Plaintain, no sul do país, que também apresentam movimentos de escorregamento e compressão entre si à razão de 7 milímetros por ano.





PainelGlobal: Acompanhe com outros usuários este e outros eventos da natureza


 fonte : http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc&clic=2

4 comentários:

  1. Muito boa matéria, bem explicada.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. otima matéria flavio silva
    forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o modo em que a matéria foi elaborada. tirei todas as minhas duvidas sobre o motivo do terremoto no haiti.
    Abraço.

    ResponderExcluir