Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2010

Conheça o Parque dos Dinossauros na Paraíba




No município de Sousa, alto sertão, a 420km de João Pessoa, está localizado um dos mais importantes sítios paleológicos do mundo. Na Bacia do Rio do Peixe, existe o Vale dos Dinossauros, a maior incidência de pegadas de dinossauros a nível mundial.



O Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais 700 km2, são aproximadamente 30 localidades, as mais importantes em, em que se registra pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. São pegadas fossilizadas que variam de 5 cm como as de um dinossauro não maior de que um galináceo, até 40 cm de comprimento a exemplo das pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de envergadura e 3 metros de altura.


A maior parte das trilhas são pertencentes a dinossauros carnívoros. Vale mantém expostas para a visitação, as pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos, que deixaram marcadas na terra uma trilha de 46 metros em linha reta, com mais de meio metro de comprimento.


O Parque dos Dinossauros foi criado no município de Souza e é de propriedade da prefeitura, conta com um pequeno museu onde se vêem réplicas de pegadas, mapas e maquetes que mostram a formação do solo. Na região está o leito do rio das Pedras, onde podem ser vistas as trilhas deixadas por tiranossauros, carnossauros e iguanodontes.

Fontes:

http://www.ciaecoturismo.com.br/destinos/apresentacao.asp?destino=31&idioma=pt&type=1


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1200888-7823-TO+DE+FOLGA+CONHECA+O+PARQUE+DOS+DINOSSAUROS+NA+PARAIBA,00.html

Um comentário:

  1. Muito legal, pena que os governantes não dão muito valor, pensam apenas em si, um lugar como este poderia atrair muito mais visitantes e gerar renda para o município.
    Abraços forte

    ResponderExcluir