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quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ENEM/2009(inclui Encceja para certificação do ensino médio)

ENEM/2009
(inclui Encceja para certificação do ensino médio)



Novidade do Novo Enem
O novo Enem, reformulado neste ano, agregou novas funcionalidades além daquelas já existentes; vai possibilitar que os jovens e adultos obtenham a certificação de conclusão do ensino médio.

Estrutura do exame
O Enem/ 2009 é concebido a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento:
Prova I- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física);
Prova II- Matemática e suas Tecnologias;
Prova III- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
Prova IV- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Provas
No sábado, dia 03 de outubro, das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No domingo, dia 04 de outubro, das 13h às 18h30, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Cada área de conhecimento será composta por 45 questões de múltipla escolha e a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, inclui a redação.

Documentos
Será necessário apresentar original ou cópia autenticada de Documento de Identidade, Cartão de Confirmação de Inscrição, Folha de respostas do Questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Aplicação da prova
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h00 e fechados às 12h55.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de prova com antecedência de 1 hora da data prevista para o início da prova.

É recomendável que o inscrito informe-se e/ou tire as dúvidas sobre o local de realização do exame com a antecedência necessária da data da prova.


Inscritos para a certificação do Ensino Médio (Encceja-EM)
Os candidatos inscritos para a certificação de conclusão do ensino médio deverão prestar todas as quatro provas do Enem, ainda que já tenham eliminado áreas e/ou disciplinas em exames anteriores, pois assim estará concorrendo a todas as funcionalidades do novo Enem:
- para certificação de conclusão de ensino (caso seja aprovado);
- nos processos seletivos de instituições de ensino superior e,
- servir como critério de distribuição de bolsas do PROUNI.

Manual do inscrito
Todos os inscritos receberão, via correios, para o endereço indicado na inscrição, o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem/2009, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas para ser respondido e entregue no dia e local da prova.

Cartão de confirmação
Os inscritos receberão, via correios, no endereço indicado na inscrição, um Cartão de Confirmação contendo o local de prova, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário. Caso não receba até dia 25/09/2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo fone 0800-616161 ou acessar a página da internet htt://enem.inep.gov.br/consulta.

Boletim Individual de Resultado
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem/2009 receberão, via correios, no endereço indicado na inscrição, o Boletim Individual de Resultado. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o CPF e a senha de acesso, cadstrados na inscrição.

Preparação para o Novo Enem
Acesse o site http://www.enem.inep.gov.br/Enem2009_matriz.pdf para se informar sobre o conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas.

Informações complementares
Centro de Exames Supletivos – CESU

Fone: (11) 3351-0102
http://www.educacao.sp.gov.br/
fonte:

domingo, 20 de setembro de 2009

Mapa em flash, mostra maior concentração religiosa no mundo

flash mostra a geografia das principais religiões do mundo inteiro: Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Períodos de tensão entre elas também são mostrados. É uma apresentação compacta, instrutiva e interessante. Vale a pena vê-la.




Link-http://www.mapsofwar.com/ind/history-of-religion.html

fonte:http://monomito.net/?p=113#ixzz0RhyMkyZX

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Entre os muros da escola, o filme

Ao pesquisar o tema Violência na escola , encontrei alguns sites que retratam o assunto e trago a sugestão do filme.


Entre os Muros da Escola

Sinopse: François Marin é professor de francês para a 7ª série de uma escola parisiense. Durante o ano letivo, ele terá de enfrentar muitos desafios para ensinar essa turma que tem alunos de origens diversas.

A pior idade do desenvolvimento de um ser humano é a 7ª série. Nesse fatídico ano, normalmente começa a puberdade e o jovem sente-se no dever de desafiar todas as autoridades. Também é comum nessa faixa etária acessos de completa idiotice, como as gozações a plenos pulmões em salas de cinema.

O filme Entre os Muros da Escola (Entre les murs) consegue retratar bem o temperamento intragável desses rebeldes sem causa. A identificação com situações reais será imediata.

O tema central do enredo é a difícil relação entre professor e aluno, nos dois sentidos. A autenticidade do filme se deve a François Bégaudeau, que é o ator principal na adaptação cinematográfica feita por ele mesmo de um livro com relatos de suas experiências pessoais lidando com seus alunos.

Tal envolvimento poderia estragar a fita, mas nas mãos do experiente diretor Laurent Cantet o saldo é muito humano e bonito. Também merece elogios a dramaturgia de François, que desapega-se do ego e constrói um protagonista com falhas, para mostrar bem várias falhas na relação.

O roteiro propõe-se a abrir diálogos, mas não tem a pretensão de apontar soluções para essa situação que não acontece só na França. Educadores brasileiros perceberão que os obstáculos a serem vencidos por François não são tão distantes do que acontece nas escolas públicas tupiniqui.

A opção por não fechar a conversa é muito acertada, dada a globalidade da questão. Com isso, Entre os Muros da Escola vai contra seu próprio título, já que as discussões por ele provocadas infiltrarão outros recintos.









fontes de pequisa:

http://www.slideshare.net/professorfabio/filme-entre-os-muros-da-escola#stats-bottom

Assista ao trailer(saiba mais)

http://outeabout.wordpress.com/2009/03/16/entre-os-muros-da-escola-realidade-dramatica-ou-drama-real

http://www.cinepop.com.br/criticas/entreosmurosdaescola.htm

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma potência chamada São Paulo











Avenida Paulista: cartão postal da cidade mais rica do país.

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Estado está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O).

Ocupa uma área de 248.808,8 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é José Serra.

Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. Terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos.

Tem a maior população do Brasil: são mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios.

Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades Estado mais cosmopolita da América do Sul, São Paulo abriga cerca de três milhões de imigrantes, de 70 diferentes nacionalidades.

Sua população, a mais diversificada do Brasil, descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também forte influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.

Construído com o esforço de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantém arraigado em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho.


Mais rica das unidades federativas, São Paulo também figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal. Responsável por mais de 31% do PIB do país, São Paulo legitima seu status de "motor econômico" do Brasil por possuir melhor infraestrutura, mão de obra qualificada, fabricar produtos de alta tecnologia, além de abrigar o maior parque industrial e a maior produção econômica.

Mas o destaque não fica somente na indústria. O paulista também prima pela excelência nas áreas de agricultura e pecuária. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 80 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios.

Por tudo isso, São Paulo pode mesmo ser resumida como uma potência civil, espiritual e socioeconômica.


http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/principal_conheca

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

As Cinco Maiores Religiões

Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte. Entre a grande quantidade de religiões existentes hoje no mundo, existem aquelas que se sobressaem e conseguem conquistar um grande número de fiéis. São:


Cristianismo: É a maior religião do mundo com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.


Islamismo: Possui aproximadamente 1.283.424.000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é também um sistema que monitora a política, a economia e a vida social.



Hinduísmo: Com cerca de 851.291.000 de fiéis, é a terceira maior religião e a mais velha do mundo. A religião se baseia em textos como os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Ramayama.



Religiões Chinesas: Possui aproximadamente 402.065.000 de seguidores que se baseiam em diversas crenças.



Budismo: Com aproximadamente 375.440.000 fiéis, ocupa o quinto lugar. É uma religião e uma filosofia que se espelha na vida de Buda. Este, não deixou nada escrito, porém seus discípulos escreveram acerca de suas realizações e ensinamentos para que seus posteriores fiéis pudessem conhecê-lo.

Por Gabriela Cabral


Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/religiao/as-cinco-maiores-religioes.htm

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desmatamento na Amazônia em julho foi 93% maior, mostra ONG

O desmatamento na Amazônia em julho foi 93% maior que o verificado no mesmo mês de 2008, de acordo com relatório divulgado hoje (1°) pela organização não governamental (ONG) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).


O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que utiliza imagens de satélites, mostrou que houve a derrubada de pelo menos 532 quilômetros quadrados (km²) de florestas em julho. No mesmo mês do ano passado, a área derrubada foi de 276 km².



O levantamento da ONG é paralelo à estimativa oficial, calculada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que deve divulgar os números de julho ainda hoje.

De acordo com o Imazon, o desmate ficou concentrado no oeste do Pará, na região do entorno da BR-163 e da Terra do Meio, um conjunto de unidades de conservação, pressionado pelo avanço da pecuária. O estado foi responsável por 70% do desmatamento verificado em julho, com 372,4 km² a menos de florestas.

Mato Grosso aparece em seguida, com 64 km² (12% do total), e o Amazonas em terceiro, com 53 km² de derrubada no período (10%). Com poucas nuvens sobre a região, os satélites conseguiram observar 81% da Amazônia, segundo o relatório.

De acordo com o Imazon, pelo menos 18% dos novos desmatamentos verificados em julho ocorreram dentro de unidades de conservação, (UCs) que deveriam ser áreas protegidas da exploração ilegal de madeira. As UCs mais afetadas foram a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu e as florestas nacionais de Altamira e do Jamanxim, todas no Pará.

Apesar do aumento do desmate em julho, os dados do Imazon apontam redução da derrubada entre agosto de 2008 e julho de 2009 em relação ao período anterior (agosto de 2007 a julho de 2008). Pelos números do SAD, o desmatamento acumulado até agora foi de 1.766 km², ante 5.031 km² do período anterior, o que corresponde a uma queda de 65%.


Luana Lourenço


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/09/01/ult5772u5137.jhtm