Seguidores

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Machistas ganham melhores sálarios

Machistas ganham melhores sálarios
O machismo, ao longo dos últimos anos, acabou se tornando algo politicamente incorreto. Os homens tentam - pelo menos muitos que conheço - afastar a pecha de machista. Posam, na maioria das vezes, como liberais, capazes de entender as mulheres e até encarar os serviços domésticos. Mas no fundo, bem lá no fundo, ainda resta muito do machismo, até por ser característica cultural latina.
O objetivo aqui não é fazer a apologia do machismo ou do feminismo, mas apontar uma constatação feita nos Estados Unidos - e que, acredito, deva acontecer também no Brasil - de que os machistas têm melhores salários que os defensores da igualdade com as mulheres. Uma pesquisa envolvendo 12 mil pessoas e que entrevistou homens e mulheres em vários oportunidades concluiu que, sim, os machistas ganham mais.
E constatou, até de certa forma supreendente, que as mulhers submissas têm ganhos menores que as independentes. Se no homem o machismo ajuda a ganhar mais, nas mulheres, atrapalha. Mas os ganhos voltam a crescer e a ganhar dos igualitários quando o homem é machista e a mulher, submissa. O estudo foi publicado na edição de setembro de um conceituado jornal de psicologia nos Estados Unidos.
Não li o estudo, mas um resumo dele. E ele mostra que as mulheres mais progressistas e independente ganham melhor que as conformadas. A explicação talvez esteja na própria independência, que faz com que este tipo de mulher aja mais, reivindique, brigue por melhores lugares, o que não aconteceria com quem se conforma e se submete aos desejos e comandos do homem.
O que não está claro é o porquê de os machistas ganharem mais do que os igualitários. E é, para o caso dos Estados Unidos, um ganho significativo, que ultrapassa os 8,5 mil dólares anuais. E é mais significativo quando comparado com a diferença do ganho das mulheres, que ficou pouco acima dos mil dólares em favor das independentes.
Nos Estados Unidos as condições de ganho entre homens e mulheres é bem menos díspar que no Brasil. Aqui, as mulheres ganham bem menos do que os homens, sejam independentes ou conformadas e a estatística dos salários confirma isso. No que se refere aos homens, não há um dado específico sobre machistas ou não, mas acredito que não seja muito diferente dos estadudinenses, não.
Temos, se comparado com eles, uma sociedade bem mais machista. Então, do ponto de vista de cultura, é mais natural que um homem ascenda mais fácil sendo machista, já que encontra correspondência nos outros, que são seus chefes. E isso, certamente, torna mais difícil a vida das mulheres.
E você, o que pensa do assunto? Acha que a sociedade brasileira é machista? E como é que encara a questão da diferença entre a remuneração dos homens e das mulheres? Acho que todos nós conhecemos mulheres muito competentes que, ocupando posições similares às dos homens ganham menos do que eles. Quer prova maior de machismo?
Fonte: http://linoresende.jor.br/machistas-ganham-maiores-salarios/

Brasileiro espera um 2009 melhor mesmo com crise, diz pesquisa

Em meio à crise econômica internacional, a maioria dos brasileiros acredita que o ano de 2009 será melhor que este ano, segundo mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Pela pesquisa, 65,4% dos entrevistados avalia que o ano que vem será melhor, 17,7% acreditam que será semelhante a 2008 e outros 12,4% acham que será pior que este ano.

A maioria dos entrevistados (43,5%), porém, acha que a economia brasileira vai crescer pouco em relação a 2008. Outros 27,7% avaliam que vai crescer mais que este ano, enquanto 19,7% acreditam que a economia do país vai ficar estagnada.

O diretor do Instituto Sensus, Ricado Guedes, disse que, mesmo com a crise, existe uma espécie de sensação de bem-estar social entre a maioria dos brasileiros. Uma prova da tendência, segundo Guedes, é que poucos brasileiros vão utilizar os recursos do 13°. para fazer poupança na expectativa do agravamento da crise.

Segundo a pesquisa, 23,9% dos entrevistados vão utilizar o 13°. salário para pagar dívidas, enquanto 11,2% vão investir em artigos para a casa e a família. Outros 8,2% vão fazer poupança com o salário extra e 2,6% vão viajar.

Crise

A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o país não está preparado para enfrentar a crise econômica internacional. No total dos votos válidos da pesquisa, 40% dos entrevistados acreditam que o Brasil não está pronto para lidar com a crise, enquanto 37,9% acham que o país está preparado para lidar com a crise.

Segundo a pesquisa, 84,9% dos entrevistados que têm acompanhado a crise econômica acreditam que ela já está atingindo o país ou ainda vai atingi-lo. Outros 12,3% avaliam que a crise não vai chegar ao Brasil. Ao serem questionados se já foram diretamente afetados pela crise, 60,5% dos entrevistados afirmaram que ainda não sofreram as suas conseqüências. Outros 34,4% responderam que já foram afetados pela crise.

Fonte - FolhaNews

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Três grandes acontecimentos em 2008

Sem dúvida os três grandes acontecimentos ocorreram respectivamente nos dois maiores continentes: a guerra relâmpago na Geórgia, pois mostrou para o Admirável Mundo Novo que o passado faz parte do presente e é quem decide o rumo da sociedade, a libertação de Ingrid Betancourt, que ocasionou no retorno internacional da atenção e reflexão sobre a politica sul-americana e, por último, a eleição de um homem negro para a presidência da maior potência, da sociedade mais racista do pós-guerra.
Destaco Obama por sua obrigação global. Não poderia existir candidato equiparável a ele pois não conseguiria o apoio das outras populações, de outros povos. Sua eleição até poderá ressucitar discussões como o fim do estado-nação, pois a miscigenação é um fenomeno atual e de proporções mundiais.
A. Lara - Mensagem enviada em 28/12/2008
Foto: Reuters
Você encontra mais informações:
• Em VEJA de 10/12/2008: Barack Obama: a trajetória do quase desconhecido que se tornou um dos maiores líderes da atualidade
• para saber mais veja no site - http://veja.abril.com.br/blog/retrospectiva-2008/138852_comentarios.shtml

Feliz Natal!

Pobres não vão pagar a conta da crise financeira mundial, afirma Lula

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil



Brasília - No último compromisso oficial de 2008, pouco antes de iniciar um período de recesso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (30), em Recife (PE), a primeira etapa de um parque que leva o nome de sua mãe, Dona Lindu.

No discurso, ele afirmou que 2008 foi um ano “excepcional” para o Brasil e, ao falar sobre a crise financeira mundial, disse que os pobres não irão sofrer as conseqüências. “Os pobres não pagarão a conta da crise nesse país, não vamos travar a economia por conta da crise, não queremos que os empresários deixem de fazer investimentos.”

Na presença de seus irmãos e parentes de Pernambuco, o presidente inaugurou a primeira etapa do Parque Dona Lindu, no Bairro de Boa Viagem. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e a primeira etapa inclui brinquedos para crianças, quadra de esportes, pistas para caminhada e espaço para ginástica. A previsão é de que a obra seja concluída em março de 2009.

Na ocasião, foi inaugurado também o Memorial dos Retirantes, um conjunto de esculturas do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, que representa Dona Lindu e seus filhos. As esculturas buscam homenagear pessoas que, a exemplo da família do presidente Lula, deixaram suas casas em busca de oportunidades em outros cidades. As esculturas estão fixadas no terreno do parque, de frente para o mar.
fonte http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pesquisa mostra que os homens brasileiros estão mais inseguros

O macho brasileiro, sempre tão confiante e viril, está em crise. Dados da pesquisa Mosaico Brasil, divulgados em novembro, mostram um homem cada vez mais preocupado em agradar a mulher e com medo do fracasso. Dos 4.206 entrevistados, consultados em dez capitais, 60,9% disseram se preocupar com o desempenho sexual e 63,5% admitiram que uma vida sexual saudável depende da capacidade de não falhar. E mais: 65,3% têm medo de decepcionar a parceira na cama e - o maior terror dos homens - 48,7% assumiram que nem sempre conseguem manter a ereção.

O que, afinal, aconteceu com eles? Para a psicoterapeuta e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Mara Pusch, os homens estão vivendo uma fase de adaptação: depois de conquistar espaço no mercado de trabalho, as mulheres agora estão com salários similares aos dos homens, disputam em iguais condições as vagas e se equipararam também na postura afetiva e sexual. "Nunca homem e mulher foram tão iguais", diz ela.

Diante dessa nova postura feminina, rapazes maduros, na faixa dos 30 anos, se intimidaram. "A mulher tomou a iniciativa e assustou o homem", completa. Acuados, muitos gostariam de voltar à confortável e conhecida situação em que faziam o que queriam com as mulheres, eram brutos, egoístas, pensavam só neles, impunham suas idéias e suas vontades.

O empresário Felipe, de 39 anos, foi casado e garante ter "conhecido" várias mulheres. Mesmo experiente, confessa: quando se depara com uma mulher decidida, que sabe o que quer, treme na base. "O homem sincero admite que fica intimidado." O sentimento de intimidação diante das fêmeas autônomas acaba levando a muitos problemas sexuais. "Depois da falhar, a confiança cai ainda mais, piorando o quadro", afirma a sexóloga da Unifesp.

O psicoterapeuta Oswaldo Rodrigues Junior, do Instituto Paulista de Sexualidade, diz que a mudança de comportamento de ambos os sexos deu características masculinas à mulher e femininas aos homens. Eles foram estimulados a demonstrar as emoções, o que os deixou mais sensíveis. Isso gerou cobranças nas mulheres e insegurança entre os homens. "Antes era chegar lá, fazer do jeito que quisesse e dizer a ela: "se não gostou, vai embora"", diz o psicoterapeuta. "Agora, ao ser cobrado, ele pode ficar ansioso e, se não souber administrar, vai ter mau desempenho."

Segundo o psicanalista Luiz Cuschnir, uma mulher bem-sucedida não é fator de pressão - desde que ela não adote uma postura de saber mais do que o cara na cama. "Se a mulher demonstra conhecer mais da intimidade física que ele, ele perde a função de professor, que seria dele." Felipe confirma a tese. Ele diz que as mulheres exigem "super poderes" que o homem não tem. "Temos de ser criativos, fazer isso e aquilo. Sentimos que temos obrigações na cama, que é fazê-la atingir vários orgasmos." Fonte – UOL ciências e saúde

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Vendas de Natal sinalizam forte desaceleração do consumo

SÃO PAULO - Um dos grandes responsáveis pelo crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o consumo interno deu sinais claros de desaceleração durante as vendas de Natal.

Sem a fartura de crédito disponível até setembro e preocupado com os desdobramentos da crise em 2009, o consumidor brasileiro pisou no freio no final do ano, em uma indicação do que poderá ser a economia doméstica no ano que se avizinha.

Os números divulgados hoje por entidades representativas do comércio varejista mostram que as vendas de Natal tiveram desaceleração bem superior à que é esperada até agora para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.

Segundo estimativas do Banco Central (BC), o crescimento do PIB brasileiro deve recuar de 5,6% neste ano para 3,2% em 2009. O governo, por sua vez, trabalha com a meta 4%, enquanto o mercado aposta em uma expansão mais discreta, de 2,4%.

De qualquer forma, as vendas de Natal mostraram desaceleração bem mais acentuada quando comparadas ao que ocorreu em 2007.

Segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas referentes ao mês de dezembro avançaram 3,5% sobre igual intervalo de 2007.

Naquele ano, entretanto, o setor registrou o melhor desempenho em 10 anos, com crescimento na casa dos 10%.

Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou um crescimento de 1,65% sobre 2007 no movimento de vendas registrado entre 1º e 25 de dezembro. Apesar da alta, o desempenho mostrou desaceleração significativa, já que o crescimento no ano passado ficou em 7,9%.

Segundo a associação, a desaceleração reflete tanto a redução na oferta de crédito quanto a opção dos consumidores por produtos de menor valor.
O mesmo movimento foi observado nos dados divulgados pela Serasa Experian.

De acordo com a entidade, o Natal de 2008, computado na semana de 18 a 24 de dezembro, mostrou uma expansão de 2,8% nas vendas. Porém, na comparação entre 2007 e 2006, a alta no mesmo intervalo de comparação ficou em 5,3%.

Também na opinião dos técnicos da Serasa, o crédito mais escasso e caro, bem como a postura mais cautelosa do consumidor, influenciaram na desaceleração das vendas.

(Murillo Camarotto | Valor Online)
http://economia.uol.com.br

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Gabarito das provas para professores temporarios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo liberou os gabaritos das provas destinadas a professores temporários, aplicadas ontem em todo o Estado. Dos 212 mil inscritos para a prova, 112 mil são de fora da rede estadual - 100 mil já dão aulas em escolas estaduais.

PUBLICIDADE

Quem não participou da prova ficará fora da rede no próximo ano, pois a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de professores durante o ano. Em 2009, a Secretaria iniciará os concursos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais. O gabarito pode ser conferido no site da secretaria
http://www.educacao.sp.gov.br/
fonte - yahoo manchete

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Agricultor de SC devolve R$ 20 mil encontrados em casaco doado

Uma menina de 5 anos, moradora de Ilhota (SC), uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o estado em novembro, encontrou R$ 20 mil escondidos na manga de um casaco de couro e pele. A família dela recebeu o casaco como doação, depois de perder a casa em que morava. A criança brincava com a peça quando teve a surpresa.

O avô da menina, Daniel Manoel da Silva, de 58 anos, resolveu devolver o dinheiro e foi atrás do doador, que seria morador de Concórdia (SC). "Se o dinheiro fosse entregue nas minhas mãos, teria aceitado com certeza, pois agora precisamos. Mas é uma questão de criação, fui educado assim e estou com a consciência limpa", disse ele, que recebeu R$ 1 mil pela honestidade.

Segundo reportagem do "Jornal de Santa Catarina", o agricultor plantava cana e fabricava cachaça artesanal. Ele disse que a família não se interessou pelo casaco por achar que era "muito fino" e, por isso, a peça seria repassada a outras vítimas de enchentes e deslizamentos no estado.

No mês passado, a casa da família de Silva foi encoberta pela lama e cinco pessoas morreram soterradas. Desde novembro, 128 pessoas morreram por causa das chuvas em Santa Catarina. Mais de 32 mil pessoas permanecem fora de casa e 26 estão desaparecidas.
Fonte - http://jornale.com.br