Seguidores

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Brasileiro espera um 2009 melhor mesmo com crise, diz pesquisa

Em meio à crise econômica internacional, a maioria dos brasileiros acredita que o ano de 2009 será melhor que este ano, segundo mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Pela pesquisa, 65,4% dos entrevistados avalia que o ano que vem será melhor, 17,7% acreditam que será semelhante a 2008 e outros 12,4% acham que será pior que este ano.

A maioria dos entrevistados (43,5%), porém, acha que a economia brasileira vai crescer pouco em relação a 2008. Outros 27,7% avaliam que vai crescer mais que este ano, enquanto 19,7% acreditam que a economia do país vai ficar estagnada.

O diretor do Instituto Sensus, Ricado Guedes, disse que, mesmo com a crise, existe uma espécie de sensação de bem-estar social entre a maioria dos brasileiros. Uma prova da tendência, segundo Guedes, é que poucos brasileiros vão utilizar os recursos do 13°. para fazer poupança na expectativa do agravamento da crise.

Segundo a pesquisa, 23,9% dos entrevistados vão utilizar o 13°. salário para pagar dívidas, enquanto 11,2% vão investir em artigos para a casa e a família. Outros 8,2% vão fazer poupança com o salário extra e 2,6% vão viajar.

Crise

A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o país não está preparado para enfrentar a crise econômica internacional. No total dos votos válidos da pesquisa, 40% dos entrevistados acreditam que o Brasil não está pronto para lidar com a crise, enquanto 37,9% acham que o país está preparado para lidar com a crise.

Segundo a pesquisa, 84,9% dos entrevistados que têm acompanhado a crise econômica acreditam que ela já está atingindo o país ou ainda vai atingi-lo. Outros 12,3% avaliam que a crise não vai chegar ao Brasil. Ao serem questionados se já foram diretamente afetados pela crise, 60,5% dos entrevistados afirmaram que ainda não sofreram as suas conseqüências. Outros 34,4% responderam que já foram afetados pela crise.

Fonte - FolhaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário