Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quem são os brasiguaios?



Os acontecimentos mais recentes do Brasil e do mundo estão sempre presente nas provas e redações de vestibulares de todo o país. Para não ficar por fora, confira as matérias publicadas toda semana nesta seção!

Quem são os brasiguaios?


"Brasiguaios" é como são chamados os brasileiros, e seus descendentes, estabelecidos na República do Paraguai. Eles imigraram e se instalaram em áreas próximas à fronteira brasileira, na época da construção da Hidroelétrica de Itaipu.

Como o megaprojeto exigiu a desapropriação de terras, muitos agricultores do Estado do Paraná foram desalojados. As baixas indenizações recebidas empurraram esses colonos paranaenses para o território paraguaio, atraídos pelo preço das terras no país vizinho e pela revogação, na ocasião, da lei paraguaia que impedia a venda para estrangeiros das terras próximas às fronteiras.

Os brasiguaios, que na sua maioria têm descendência européia, num período de 30 a 40 anos, se multiplicaram e prosperaram em solo paraguaio, trazendo crescimento econômico para o país, especialmente na agricultura, com a plantação de soja. O Paraguai se tornou um dos principais exportadores mundiais do produto.

Fora a agricultura, que é a atividade econômica mais importante do país, a economia paraguaia é pobre e bastante dependente dos comerciantes dos países vizinhos (como os sacoleiros brasileiros) que vão à região comprar produtos como cigarros e eletrônicos por preço mais barato, mas de origem duvidosa. Boa parte da população vive da economia informal, já que a industrialização se limita a produtos agrícolas, florestais e alguns bens de consumo.

Uma fonte importante de divisas vem das hidrelétricas de Itaipu e Yacyreta, pois os excedentes da energia não utilizada pelo Paraguai são adquiridos pelo Brasil e pela Argentina.

Conflitos com os nativos
Mas, ao invés de integração entre nativos e imigrantes (paraguaios e brasiguaios), o que vem ocorrendo são conflitos que se aproximam da xenofobia (aversão a estrangeiros).
Os paraguaios acusam os brasileiros de ocuparem suas terras, afirmando que elas foram ilegalmente adquiridas, em prejuízo do povo nativo. Invasões lideradas por Movimentos de Sem-Terra têm ocorrido, expulsando pequenos produtores brasiguaios de suas lavouras e impedindo que eles vendam ou plantem nas terras que habitam e cuidam há pelo menos vinte anos.

Parte dos brasileiros não consegue comprovar na Justiça que são donos das terras, pois muitos fizeram acordos, quando chegaram à região, com colonos paraguaios, sem registro de títulos. Há cerca de 20 anos, o governo paraguaio demarcou e distribuiu, em alguns departamentos (estados), a título de reforma agrária 10 hectares de terra para camponeses nativos, que, por não terem intimidade com a lavoura, acabaram vendendo a gleba para brasileiros, muitas vezes em acordos verbais.

Há também os brasiguaios que possuem não só as escrituras das terras que ocupam há décadas, como também os recibos de pagamentos efetivados ao Banco Nacional de Fomento (BNF) em favor do Instituto de Bem-Estar Rural (IBR).

Mas o atual presidente do INDERT - Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra, órgão substituto do IBR, alega que o antigo IBR emitiu escrituras falsas para os agricultores e estes enfrentam uma batalha judicial, de grande influência política, que pode terminar na perda das terras que utilizam há mais de 20 anos.
As terras em disputa estão cobertas por plantações diversas, como soja, amendoim, mandioca e algodão. Também existem alguns silos e outras benfeitorias.
Ponto e contraponto

Os paraguaios acusam os brasileiros de se segregarem: de falarem sua própria língua, de usarem uma moeda própria, de hastearem a bandeira de outro país e de possuírem as melhores terras em território paraguaio. Numa onda forte de nacionalismo, reclamam de que a segunda língua dos filhos dos brasiguaios é o português, em vez do guarani. Em discursos inflamados afirmam que há uma ameaça real à soberania do Paraguai, que precisa recuperar e fazer valer a própria identidade.

As futuras autoridades acusam agricultores brasileiros de violarem a lei ambiental que proíbe o uso de alguns produtos químicos, de não preservarem, como exige a lei florestal, as terras localizadas nas proximidades dos rios paraguaios e de possuírem grandes extensões de terra, apesar de serem estrangeiros.


Os brasiguaios alegam que seus filhos sempre foram discriminados na escola e que a Justiça paraguaia está contaminada pela política anti-Brasil que vigora no país.
Cada um dos lados espera encontrar em Lugo, novo presidente eleito, que tomará posse em 15 de agosto, as respostas para suas demandas. Os brasiguaios esperam ainda que o presidente Lula pressione o novo dirigente para que os cerca de 350 a 500 mil brasileiros que vivem no Paraguai tenham seus direitos respeitados.

Certamente abusos existem dos dois lados. O difícil é colocar ordem com justiça e equilíbrio num ambiente de comoção nacional.

fonte para consulta:

http://www.igeduca.com.br/vestibular/temas-atuais/quem-sao-os-brasiguaios.html
http://marlivieira.blogspot.com/2010/07/conflito-no-campo-entre-campesinos-e.html

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Terra esta de olho em você



Nós olhamos a Terra, mas às vezes ela olha de volta. Depois da imagem de mais alta resolução do planeta de sua órbita, divulgada ontem pela Nasa, agora é a vez deste incrível flagrante feito pelo astronauta Don Pettit, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Na foto, o Lago Issyk Kul, no Kirziguistão, junto à fronteira com a China, parece um olho gigantesco, com as montanhas cobertas de neve fazendo as vezes de sobrancelhas. Um dos muitos lagos da região, o Issyk Kul foi formado quando a placa tectônica onde está a Índia colidiu com a placa da Ásia há milhões de anos. Por isso, os lagos locais têm alta concentração de sal, o que impede que congelem no clima frio, refletindo a luz do inverno comouma grande pupila que segue o observador em órbita, relata Pettit.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/blogs/sociencia/posts/2012/01/26/a-terra-esta-de-olho-em-voce-428419.asp

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Três prédios desabam no centro do Rio de Janeiro



Três prédios desabaram por volta das 20h30 desta quarta-feira (25) no centro do Rio de Janeiro: um maior, na rua Treze de Maio (chamado Liberdade), que tinha 20 andares; um menor, no número 16 da rua Manoel de Carvalho, com 10 andares (chamado Colombo); e ainda um imóvel pequeno, localizado entre os dois edifícios maiores, com quatro ou cinco andares.
O secretário da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, disse no início da madrugada desta quinta-feira que as chances de encontrar sobreviventes entre os escombros são "muito pequenas". Segundo ele, ainda há pessoas desaparecidas. As buscas vão durar toda a madrugada.

Equipes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) estão no local. Até agora, cinco pessoas já foram retiradas dos escombros.
Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social montaram uma base na Câmara de Vereadores, na praça da Cinelândia para orientar os parentes das vítimas.
Segundo a Secretaria de Saúde, os feridos foram encaminhados ao hospital Souza Aguiar. Há dois homens de 37 anos --um deles, que estava no prédio, apresenta um ferimento na perna e o outro, que estava passando pelo local na hora, sofreu escoriações leves; uma mulher de 28 anos, que sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para o centro cirúrgico; um homem de 50 anos, que sofreu apenas escoriações leves; e outro, de 31 anos, que está em estado de choque.


saiba mais em : http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/25/predio-desaba-parcialmente-no-centro-do-rio-de-janeiro.htm



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça SÃO PAULO em números

Parabéns SÃO PAULO!



A capital paulista completa 458 anos nesta quarta-feira (25). A maior cidade do país tem mais de 11 milhões de habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados. Para comemorar o aniversário de São Paulo, o G1 preparou uma animação com números que mostram a grandiosidade do município.
Você sabe quantas pizzas são vendidas por minuto em São Paulo? E quantos sushis? Sabe quantos restaurantes há espalhados pela cidade? E em quantas ruas e avenidas os paulistanos podem transitar? Conheça abaixo esses e outros números da capital paulista.

fonte :
 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/no-aniversario-de-sao-paulo-conheca-cidade-em-numeros.htm






segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Seca põe dez municípios de Sergipe em situação de emergência


Os moradores dos povoados mais distantes percorrem quilômetros em busca de água, mas nem sempre encontram. A estiagem no sertão do estado já dura seis meses. Um sacrifício para 65 mil pessoas.


A falta de chuva preocupa bastante uma parte do Nordeste. Em Sergipe, dez municípios estão em situação de emergência.

Por todos os lados, a terra é castigada. Riachos e açudes secaram. Os pastos desapareceram e o gado quase não tem forças. A palma é o único alimento que resta para os animais.

"Com pouco tempo, se continuar desse jeito, os bichinhos vão acabar morrendo", diz o agricultor Dagildo da Silva.

Lavouras foram perdidas, não sobrou nada para vender nem para comer. “O milho e o feijão eu perdi”, conta um morador.

Os moradores dos povoados mais distantes percorrem quilômetros em busca de água, mas nem sempre encontram. A estiagem no sertão de Sergipe já dura seis meses. Um sacrifício para 65 mil pessoas.

Na região, comunidades inteiras dependem do carro-pipa que abastece as cisternas. São 7 mil litros de água, quantidade insuficiente, já que muitas vezes é preciso dividir a água com três, quatro famílias.

Os carros-pipa circulam em dez municípios. Seu Antonio vai encher o reservatório , mas precisa economizar porque água só daqui a 40 dias. “Se agente for carregar tudo da cisterna, em um instante termina”, revela.

A dificuldade só não é maior porque há sempre com quem contar: “Quando falta a minha, o meu vizinho me ajuda e quando eu tenho, os vizinhos vêm buscar”, diz um morador.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O problema dos haitianos


O Estado de S.Paulo
Para conter o aumento do fluxo de haitianos para o Brasil, não basta a decisão do governo, anunciada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de autorizar a embaixada brasileira em Porto Príncipe a conceder cem vistos mensais, válidos por cinco anos, aos que quiserem vir para cá. Há uma forte demanda de haitianos que buscam uma vida melhor fora de seu país, e o problema não é de fixação de cotas para imigração legal. O problema está aqui no Brasil mesmo. Milhares de haitianos sem documentos têm entrado nos Estados do Acre e do Amazonas, causando problemas sociais que as autoridades locais não têm como atender minimamente.

Somente a Basileia, no Acre, que é o principal foco de concentração dos imigrantes ilegais, chegaram mais de 500 haitianos nos últimos dias do ano passado, elevando o total de imigrantes para 1.400 naquela cidade de 22 mil habitantes. Centenas de haitianos, que se aglomeram na praça central da cidade, têm sido atendidos pela Defesa Civil, que lhes fornece galões de água potável e alimentos, mas não tem meios para proporcionar abrigo decente. Como o ingresso de imigrantes não dá sinais de diminuir, o governo enviou proposta nesta semana ao Conselho Nacional de Imigração (CNIg) para não mais autorizar a entrada de imigrantes haitianos sem visto. Aprovada a proposta, o governo terá de providenciar um rigoroso patrulhamento das fronteiras com o Peru e a Bolívia, com a colaboração de seus governos, para evitar a entrada de imigrantes ilegais.
Depois do terremoto que devastou o Haiti em 2010 e cujas trágicas consequências são sentidas até hoje, fugitivos daquele país começaram a chegar ao Brasil, a princípio em pequeno número, dizendo-se refugiados políticos, sem encontrar obstáculos para sua entrada aqui. Com o passar do tempo, porém, muitas famílias de haitianos começaram a ser recrutadas por "coiotes", como são denominados agentes inescrupulosos que burlam a vigilância das autoridades, trazendo imigrantes clandestinos para o Norte do Brasil. Organizados em quadrilhas, esses elementos cobram caro para transportar os imigrantes via Panamá, desembarcando-os nas costas do Peru e do Equador. A maioria chega ao Brasil a partir de Iquitos, no Peru.
Até o fim do ano passado, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça, procurou contornar a situação concedendo 1.600 vistos a título humanitário a haitianos, tendo muitos imigrantes conseguido carteira de trabalho e CPF para morar e buscar trabalho no Brasil. Calcula-se que chegaram ao País, desde 2010, cerca de 4 mil haitianos, o que significa que a maioria ainda permanece ilegalmente em território nacional. O governo promete não ficar indiferente à situação dessas pessoas, podendo fornecer-lhes documentos e auxílio para procurar emprego no Brasil.
Pelo que se tem constatado, muitos desses imigrantes têm alguma qualificação e contavam com posses suficientes para poder pagar, pelo menos, os valores extorquidos pelos coiotes, e muitos podem eventualmente ser absorvidos pelo mercado de trabalho (uma empresa catarinense, aliás, já contratou duas dezenas deles). Contudo, se não for reforçada a vigilância nas fronteiras e se os que entraram ilegalmente no País depois de 31 de dezembro do ano passado não forem deportados, o País corre o risco de perder o controle da situação, com o que o governo não pode concordar, como disse o ministro da Justiça.
Embora seja indiscutível o direito soberano do País de fechar as fronteiras a imigrantes ilegais, há aqueles que condenam a atitude do governo, que seria contrária à tradição nacional de abertura à imigração estrangeira. Na realidade, o Brasil tem sido mais tolerante do que seus vizinhos a esse respeito, mas tem a obrigação de vedar suas porosas fronteiras, tanto para combater ações criminosas como para estancar uma invasão de milhares de pessoas em situação de penúria. As carências sociais do Haiti têm que ser resolvidas lá. Não podem ser transferidas para o Brasil.

fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-problema-dos-haitianos-,822168,0.htm


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prefeitura de São Paulo destrói produtos falsificados

Material foi apreendido ao longo de 2011 durante a operação Delegada


O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) participou, no final da manhã desta quarta-feira (11), da cerimônia de destruição de produtos piratas na Subprefeitura da Mooca, na zona leste da capital paulista.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Minas Gerais tem 116 cidades em emergência por conta das chuvas

Foto: AE
Estrada que dá acesso à cidade de Ribeirão Vermelho, no sul de Minas Gerais, é bloqueada após o transbordamento do rio

No Estado, pelo menos 15 pessoas morreram em consequência das enchentes e deslizamentos

A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta terça-feira que subiu para 116 o número de municípios em situação de emergência, por causa das chuvas, enchentes e deslizamentos que castigam o Estado. Outros 51 municípios também registraram prejuízos, mas não decretaram situação de emergência.

Cinema brasileiro tem 141,6 milhões de ingressos vendidos em 2011

 

Número é 5% maior do que o resultado de 2010. A arrecadação também cresceu 12% e fechou 2011 com R$ 1,4 bilhão.



O cinema brasileiro bateu recorde histórico de público no ano passado. E o Rio de Janeiro marcou presença na telona. A reportagem é de Sandra Moreyra.

Nunca fomos tanto ao cinema quanto no ano passado: os números das bilheterias em todo o país mostram que houve aumento de público: 141,6 milhões de ingressos vendidos, 5% a mais do que em 2010. A arrecadação também cresceu 12%: fechou 2011 com R$ 1,4 bilhão. Foi o maior recorde dos últimos 30 anos.

Entre os fatores que contribuíram para esse crescimento está a inauguração de salas em todo o país. Em 2011, o Brasil ganhou 200 novos cinemas, a maioria no Nordeste e na periferia das grandes cidades: Rio, São Paulo e Brasília.

“Cidades que não tinham cinema passaram a ter e cidades do chamado grande interior do país são hoje as que apresentam o maior crescimento de público”, afirma o produtor de cinema Paulo Sérgio Almeida

Mesmo com tantos números positivos, o cinema brasileiro não entrou na lista dos dez mais vistos em 2011. Mas em compensação o filme campeão do ano passado foi inspirado aqui e criado por um carioca. É "Rio", a animação do brasileiro Carlos Saldanha que tem como cenário as paisagens da cidade maravilhosa. O filme arrecadou quase R$ 69 milhões nas salas do Brasil.

O humorista Hubert, ator e roteirista de "As aventuras de Agamenon , o repórter", produção brasileira que abriu a temporada de 2012 está animado com o crescimento do mercado cinematográfico no país.
“Durante muito tempo fazíamos piada do cinema brasileiro. De um tempo para cá, isso mudou. Os filmes brasileiros são bons, então, estamos competindo com cachorro grande”, completa o humorista e ator Hubert.

fonte :
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/cinema-brasileiro-tem-1416-milhoes-de-ingressos-vendidos-em-2011.html

 

sábado, 7 de janeiro de 2012

Chuva e seca castigam o sul e sudeste brasileiro



A chuva que sobra no Sudeste nas últimas semanas seria motivo de festa para quem mora no Sul do país. No Brasil predominantemente tropical, os percalços ditados pelo clima causam transtornos sérios à população. Enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro sofrem com as consequências da chuva intermitente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina carecem dessa mesma chuva. No paradoxo climático tipicamente brasileiro, uma triste coincidência.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A desocupação da Cracolândia


Não temos para onde ir, diz viciado expulso da Cracolândia..

A operação da Polícia Militar deflagrada anteontem na cracolândia, região central de São Paulo, ocorreu sem que um complexo voltado para usuários de crack, com equipamentos de saúde, fosse inaugurado pela prefeitura.
O espaço, cuja abertura está prevista para apenas daqui a 30 dias, terá um centro de convivência para 1.200 pessoas e albergues. O complexo terá também um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e um posto de saúde.
Como consequência da ação da PM, usuários de crack se espalharam por outras áreas da cidade.
Um dependente do crack ouvido pela reportagem da TV Folha relatou que os viciados estão sem rumo e seguem circulando pelas adjacências da Cracolândia.
Especialistas consideraram a ação da PM "higienista". Dizem que ela atrapalha o trabalho dos agentes de saúde, que buscam criar vínculos com os usuários para encaminhá-los para tratamento. Leia a cobertura completa sobre o caso na Folha

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como proteger sua casa da Dengue





Saiba como proteger seu condomínio da dengue

Em época de chuvas, é importante reforçar medidas preventivas para evitar proliferação do mosquito.

Formato das folhas da bromélia favorece o acúmulo de água.

Com a chegada do verão e das chuvas, aumenta a incidência de doenças que proliferam com as enchentes, entre elas, a dengue. Nessa época, é importante reforçar com os síndicos a necessidade de orientar moradores sobre as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.



Em linhas gerais, deve-se evitar o acúmulo de água parada. Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador podem ser potenciais criadouros do mosquito, então confira as dicas e faça a sua parte para prevenir a doença:


Dique rompe em Campos e cerca de 5 mil (RJ)

Cerca de 5.000 pessoas tiveram de deixar suas casas às pressas na manhã desta quinta-feira (5), após um dique (barragem para conter a água de rios) romper, no bairro Três Vendas, em Campos de Goytacazes , no norte fluminense.




Veja os estragos causados pelas chuvas no Estado

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cidades brasileiras sofrem com as enchentes e deslizamentos de terrra


Alguns Estados brasileiros começaram o ano contabilizando os estragos causados pelas chuvas que chegaram com o verão. A reportagem do R7 acompanha os estragos causados pelas enchentes e os deslizamentos. Veja abaixo a cobertura completa:

Alerta aos motorista ( Jornal hoje)



A primeira reportagem do novo quadro do Jornal Hoje mostra como manobristas vasculham o interior dos veículos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Emagrecer esta entre os Sonhos dos Brasileiros para 2012




Todo mundo fez um pedido para 2012. Muitos brasileiros têm o mesmo sonho que não é nada fácil. Envolve fechar a boca e se mexer mais. A vida é assim: às vezes a gente sobe, às vezes a gente desce. Mas nesse movimento, os projetos estão sempre em alta.

Alguns querem emagrecer e outros, parar de fumar. Tem gente que quer reformar a casa. Alguns querem se casar, outros se separar. Enfim, todo mundo tem planos para 2012.

Confiram a reportagem e vídeo ''Bom dia Brasil'

domingo, 1 de janeiro de 2012

Domingo chuvoso em quase todo país


Amanhecer em Caraguatatuba, litoral norte de SP, após as comemorações de Ano Novo




Domingo deve ser chuvoso em quase todo o país

O primeiro dia do ano de 2012 terá tempo nublado com pancadas de chuva em todas as regiões brasileiras



O ano de 2012 começa nublado e com pancadas de chuva em boa parte do país, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Confira abaixo como estará o tempo em cada região brasileira neste dia 1º de janeiro:



Confira a previsão do tempo para sua cidade



Região Sudeste


Tempo nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo.



Região Sul



Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no leste do Paraná, centro-oeste e leste de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o dia será parcialmente nublado a nublado com possíveis chuvas isoladas.



Região Nordeste



Tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva no sul do Maranhão e na Bahia. Nas demais áreas, o clima será parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas.



Região Centro-oeste


Clima nublado com períodos de encoberto. Haverá ainda pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Goiás, Mato Grosso, centro/norte e sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o clima será parcialmente nublado.


Região Norte


Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Amazonas, nordeste, oeste e sul do Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Demais áreas o dia será parcialmente nublado

fonte:
http://www.band.com.br/servicos/previsao-do-tempo/noticia/?id=100000477369