Seguidores

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sismógrafo em São Paulo registra terremoto do Chile

O mega terremoto de 8.8 graus que atingiu a costa do Chile nesta madrugada é um dos maiores tremores que já atingiram o país andino em toda a história. A intensidade do abalo foi equivalente à detonação de 1200 bombas atômicas similares à que destruiu Hiroxima em 1945 e pelo menos 500 vezes mais potente do que o terremoto de 7.0 graus que destruiu a capital do Haiti em janeiro de 2010.



Enquanto no Haiti o tremor foi causado pelo deslizamento entre a placa tectônica caribenha e norte-americana, o evento do Chile foi causado pelo choque entre a placa tectônica de Nazca, a leste do epicentro e sul-americana, a oeste. Essa mesma movimentação da crosta terrestre também é a responsável pela formação da cordilheira dos Andes, que domina a face ocidental da América do Sul.



O mega terremoto ocorreu às 06h34 UTC (03h34 hora local e de Brasília), 35 km abaixo do leito submarino sob as coordenadas 35.846°S e 72.719°W, aproximadamente a 100 km a norte-noroeste de Chillan, 115 km a norte-nordeste da cidade de Concepcion e 325 km a sudoeste da capital Santiago.

 O evento foi seguido de uma série de aftershocks (sismos secundários que ocorrem após o tremor principal), os mais intensos com magnitude de 6.2 graus, registrado na mesma localidade e outro de 6.9 graus, na costa de Bio-Bio.



Diversos terremotos ainda estão sendo registrados na costa chilena, fazendo a costa chilena vibrar por pelo menos 5 horas. Devido à localização, intensidade e profundidade, diversos avisos de tsunamis foram gerados para a costa do Peru, Chile, Equador e Polinésia Francesa, mas até agora não há informação sobre a formação de ondas gigantes.



O tremor dessa madrugada foi sentido também em outros países andinos. Em Buenos Aires, diversos prédios foram evacuados e em Lima, capital do Peru, o tremor foi percebido nas ruas e prédios da cidade.


Terremoto registrado em São Paulo

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, moradores dos bairros da Mooca, Tatuapé, Bela Vista e da avenida Paulista procuraram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para comunicar tremores.


O tremor também foi registrado pelo sismógrafo instalado no bairro de Vila Mariana e mantido pelo Apolo11-PainelGlobal, que registrou os principais eventos ocorridos durante toda a madrugada.



Na primeira imagem vemos a tela do software sismográfico mostrando a série de eventos, desde a chegada das primeiras ondas de compressão do tipo P, até a chegada das ondas do tipo S e de superfície.



A segunda imagem mostra o registro com mais detalhes. O gráfico revela que as ondas de compressão do tipo P chegaram ao centro de São Paulo as 06:39:07 UTC enquanto as ondas do tipo S, por viajarem mais lentamente atingiram a estação 377 segundos depois, as 06:45:24 UTC.

A distância aproximada do epicentro até a estação é obtida multiplicando-se a diferença entre os tempos de chegadas das ondas P e S por 8, o que dá cerca 3016 quilômetros. Além do terremoto principal, a série de aftershocks também foi registrada pelo equipamento. Acima vemos o sismógrafo do Apolo11, instalado no bairro de Vila Mariana, em São Paulo

Direitos Reservados


Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100227-112359.inc

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESTADO DE SÃO PAULO DÁ INICIO A MEGA BLIZ CONTRA DENGUE

Agentes saem às ruas a partir desta sexta-feira (26).

Blitz começa em bairro na Zona Sul que registra três casos.



As fortes chuvas excesso de calor levaram a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a antecipar em um mês a fiscalização contra o mosquito da dengue. O órgão dá início nesta sexta-feira (26) à Semana Estadual de Combate à Dengue.



Já nesta sexta, equipes devem percorrer 18 quarteirões do Parque Bristol, na Zona Sul da capital paulista, onde foram confirmados três casos da doença.



As ações vão contar com mais de 10 mil agentes espalhados pelos 645 municípios paulistas para mobilizar e sensibilizar a atenção da população paulista em torno do tema.



Eles vão realizar arrastões, panfletagem, pedágios e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. , principalmente com o acúmulo de água parada em pneus, latas, calhas, vasos de planta e outros recipientes.

Veja o vídeo em:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1506492-5605,00-ESTADO+DE+SP+DA+INICIO+A+MEGABLITZ+CONTRA+DENGUE.html

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Divisão do Brasil por critérios econômicos

Adriana Furlan*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mas, antes disso, em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais.



Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes.



De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.



Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

Modelo contemporâneo

Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.



Observe os três complexos no mapa abaixo:







1) Amazônia, 2) Centro-Sul, 3) Nordeste





Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

Região geoeconômica Amazônia

É a maior das três. Tem aproximadamente 5 milhões de km2, extensão que corresponde a quase 60% do território brasileiro. Compreende todos os Estados da região Norte (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oeste do Maranhão e praticamente todo o Mato Grosso.



Apesar de sua dimensão, possui o menor número de habitantes do país. Em muitos pontos da região acontecem os chamados "vazios demográficos". A maioria da população está localizada nas duas principais capitais do complexo, Manaus e Belém.



Na economia predominam o extrativismo animal, vegetal e mineral. Destacam-se também o pólo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros.

Região geoeconômica Centro-Sul

Abrange as regiões Sul e Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o sul de Tocantins. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km2.



É a região mais dinâmica do ponto de vista econômico. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades de maior destaque.



O Centro-Sul é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira.



Possui a economia mais diversificada, baseada na agricultura de exportação e, principalmente, na indústria. É responsável pela produção da maior parte do Produto Interno Bruto nacional.

Região geoeconômica Nordeste

Com uma área de aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros quadrados, é a segunda do país em população. Inclui todo o Nordeste da divisão oficial (com exceção do oeste do Maranhão) e o norte de Minas Gerais, onde se localiza o Vale do Jequitinhonha.



Historicamente, é a mais antiga do Brasil. É também a mais pobre das regiões, com números elevados de mortalidade infantil, analfabetismo, fome e subnutrição.



Assim como acontece em grande parte do território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída. Cerca de 60% fica concentrada na faixa litorânea e nas principais capitais. Já no sertão e no interior, os níveis de densidade populacional são baixos, devido, em grande parte, à seca.



Contudo, possui muitas riquezas históricas e culturais, tanto do ponto de vista arquitetônico, como de costumes e tradições.



*Adriana Furlan é professora de geografia do ensino fundamental e superior da rede particular.

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u384.jhtm

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

MINHA FILHA EM NOVA YORK, UM SONHO REALIZADO








No mês de Janeiro de 2010 minha filha viajou para os EUA , foi à York fazer um curso. Este sonho foi possível mediante suas economias durante o ano de 2009 , a venda de seu carro e a perda do emprego .

Sammy amou a cidade de Nova York  gostaria de ter ficado mais tempo prolongado o curso, mas lhe faltarão dolares . Agora ela já esta em casa no aconchego do lar, para alegria da família e de seus amigos.

A experiência foi positiva, agradeço a Deus pelo cuidado e proteção para com minha filha.

Mediante a isto , resolvi postar algumas fotos e curiosidades sobre a cidade.

nota : as fotos estão abaixo do texto


Conheça um pouco sobre a cidade


A cidade de Nova York (em inglês, "New York City") está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson.

A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água: Brooklyn e Queens, que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan e de Staten Island; e o Bronx, ao norte, ligado ao continente.

Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.

A ilha de Manhattan, delimitada a oeste pelo Rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade.

O plano urbano de Manhattan consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste.

Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex., Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste).

Saiba mais visitando o link abaixo:

http://www.sampa.art.br/historia/newyork/


curiosidades:



                                 Prédios mais altos de Nova York:

1 Empire State Building

2 Chrysler Building

3 American International Building

4 The Trump Building

5 Citigroup Center

6 Trump World Tower

7 Bloomberg Tower

8 GE Building

9 CitySpire Center

10 One Chase Manhattan Plaza

11 Condé Nast Building

12 MetLife Building

13 Woolworth Building

14 One Worldwide Plaza

15 Carnegie Hall Tower

16 Bear Stearns World Headquarters

17 AXA Center

18 One Penn Plaza

19 1251 Avenue of the Americas

20 Time Warner Center

21 60 Wall Street

         saiba mais em:

http://www.novayork.com/node/1708


Pontos Turísticos da cidade


 Brooklyn Bridge

 Central Park

 Chrysler Building

 Economia e praticidade com o CityPass

 Empire State Building

 Estátua da Liberdade

 Explorer Pass

 Federal Reserve Bank

 Flatiron Building

 Grand Central Terminal

 Guggenheim Museum

 Metropolitan Museum of Art

 Museu de História Natural

 Organização das Nações Unidas

• Rockefeller Center

• Times Square

 Woolworth Building

• Outros Pontos de Turismo

http://www.novayork.com/turismo/pontos-turisticos


 http://www.novayork.com/node/1891















aguarde mais fotos..


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Passeios imperdíveis em São Paulo

 Se você mora em São Paulo , ou visitará a cidade no carnaval .


Vejam ,alguns dos pontos turísticos  que serão imperdíveis em sua visita






Pontos turísticos

1 30 programas imperdíveis em São Paulo

 http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/pontos-turisticos/234-30-programas-imperdiveis-em-sao-paulo




2 Aquário de São Paulo


3 Arquitetura


4 Arquivo do Estado


5 Avenida Paulista


6 Bairro do Bixiga


7 Banespão (Edifício Altino Arantes)


8 Bolsa de Valores de São Paulo


9 Brás, Bom Retiro e Rua 25 de Março


10 Capela de São Miguel Arcanjo


11 Catavento, Museu do Futebol e outros espaços interativos


12 Catedral da Sé


13 Centros culturais paulistanos


14 Cinemateca Brasileira


15 Diversidade gastronômica


16 Edifício Copan


17 Edifício Itália


18 Estação da Luz


19 Feiras de artesanato e antiguidades


20 Festas populares em São Paulo


21 Fundação Maria Luisa e Oscar Americano


22 Galeria do Rock


23 Grafite: uma cidade cheia de cores


24 Horto Florestal


25 Instituto Butantan


26 Jardim Botânico


27 Jockey Club de São Paulo


28 Liberdade


29 Masp


30 Memorial da América Latina


31 Memorial do Imigrante


32 Mercado Municipal


33 Mosteiro de São Bento


34 Museu da Casa Brasileira


35 Museu da Energia


36 Museu da Língua Portuguesa


37 Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo


38 Museu de Arte Sacra e Mosteiro da Luz


39 Museu do Futebol


40 Museu do Ipiranga (Paulista)


41 Parque da Juventude


42 Parque do Ibirapuera


43 Parque Estadual da Serra da Cantareira


44 Parques da cidade


45 Passeios inusitados


46 Pateo do Collegio


47 Pico do Jaraguá


48 Pinacoteca do Estado


49 Planetário do Carmo


50 Planetário do Ibirapuera


51 Praça da República


52 Sala São Paulo


53 Sambódromo


54 São Paulo dos paulistanos


55 Shopping Popular da Madrugada


56 Solar da Marquesa


57 Spas urbanos


58 Teatro Municipal


59 Teatros e musicais


60 Terminal 25 de Março


61 Vale do Anhangabaú


62 Vila Madalena


63 Zoológico


http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/pontos-turisticos

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saiba tudo sobre raios

 
Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:

125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados

Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.

Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo. No Brasil, nas regiões Sudeste e Sul, a incidência é de 25 milhões de raios anualmente, sendo a maior quantidade, no período de dezembro a março, que corresponde à época das chuvas de verão.

Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.

Num destes casos (janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas.

O que aconteceu, provavelmente, foi que os mastros das barracas agiram como pára-raios e não havendo aterramento, a explosão de energia espalhou-se ao redor, atingindo as vítimas.

Outro caso que merece atenção aconteceu durante um treino do Palmeiras (setembro de 1983), no Parque Antártica. Chovia muito e, de repente, um raio caiu no meio de um grupo de jogadores.

Um deles desmaiou, outros três foram derrubados no chão e o técnico da equipe foi atirado a alguns metros de distância. Eventualmente todos se recuperaram.

Caso mais triste sucedeu em janeiro de 1997 com dois adolescentes, que rezavam no alto do Morro de Gericinó (Realengo) durante uma tempestade. O lugar, descampado, é conhecido como Pedra do Avião.

Um raio atingiu os rapazes; um deles foi jogado para cima e rolou pedra abaixo, escapando vivo, com ligeiras escoriações. O outro, no entanto, teve suas roupas e sua Bíblia reduzidos a frangalhos e morreu, provavelmente de parada cardíaca, já que não havia queimaduras ou traumatismos.

Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, etc.

Saiba mais sobre:

Lendas
Para raios
Medidas de segurança

http://www.rio.rj.gov.br/defesacivil/raios.htm

 Curiosidades



Raios matam mais homens; 5% morrem em casa.

Os homens são as principais vítimas de raios em São Paulo. Entre 2000 e 2009, 85% das pessoas que morreram após serem atingidas por descarga elétrica no Estado eram do sexo masculino. A informação é de ituto Nacional de Pesquisas

http://www.abgs.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=557

Raios em janeiro de 2010 triplicaram em São Paulo


http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/raios-em-janeiro-de-2010-triplicaram-em-sao-paulo-20100205.html


Saiba o que você pode fazer  para escapar de uma descarga elétrica



http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/saiba-o-que-voce-pode-fazer-para-escapar-de-uma-descarga-eletrica-20100205.html

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nevasca "extremamente perigosa" castiga leste do EUA

Uma forte nevasca atingiu a costa leste do Estados Unidos, paralisando a capital americana, Washington D.C., e levando os meteorologistas a prever precipitações recordes na área em 90 anos.

Até o meio da madrugada (por volta das 4h da manhã em Brasília) cerca de 25 cm de neve haviam caído sobre a cidade.



Se as previsões estiverem corretas, o acúmulo de gelo pode chegar a 76 cm na capital, superando o nível de 71 cm registrado em 1922.

O sistema de transporte de Washington foi seriamente afetado, museus foram fechados e moradores foram orientados a estocar comida suficiente para cinco dias.

Todos os vôos foram cancelados no aeroporto de Reagan e apenas algumas rotas internacionais continuavam funcionando nos terminais internacionais do aeroporto de Dulles.

No fim da sexta-feira, o serviço de ônibus havia sido interrompido e o metrô só funcionava nos trechos subterrâneos.

Nos supermercados, as filas se estendiam e os alimentos haviam desaparecido das prateleiras.

Um raro alerta de nevasca com duração de 24 horas permanecerá em vigor na área de Washington-Baltimore até as 22h locais do sábado (1h da manhã do domingo em Brasília).

Os governadores dos Estados de Virginia, Maryland e Delaware declararam estado de emergência.

A tempestade de neve já está sendo chamada pela imprensa americana de snowpocalypse e snowmadeggon, em referência à passagem bíblica que fala do fim do mundo.

O Serviço Nacional de Meteorologia classificou a nevasca de "extremamente perigosa".

O fenômeno, que deve se estender de Indiana à Pensilvânia, incluindo partes de Nova York e da Carolina do Norte, ocorre menos de dois meses depois de uma precipitação de mis de 41 cm de neve em Washington, em dezembro.





http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/02/06/nevasca-extremamente-perigosa-castiga-leste-do-eua.jhtm

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Satélite que enxerga através das nuvens é nova arma contra o desmatamento

Brasil passou a usar as imagens de equipamento japonês.

Até então, cobertura de nuvens atrapalhava monitoramento da Amazônia.



Para monitorar o desmatamento da Amazônia, o Brasil começou a usar as imagens de um satélite japonês que permite enxergar através das nuvens. Até então a cobertura de nuvens sempre foi um problema, já que a região da maior floresta tropical do mundo comumente está nublada. Na época de chuvas, certas áreas ficavam sem poder ser monitoradas durante mais da metade do ano.


O satélite japonês Alos, que fica a cerca de 700 km de altitude, emite sinais de micro-ondas que são refletidas no solo e voltam para o espaço. O sinal captado pelo aparelho é então enviado para uma base nos arredores de Tóquio, onde as informações são processadas em supercomputadores.



Oito agentes de fiscalização brasileiros estão no Japão recebendo treinamento para usar as imagens do Alos. Novas áreas de desmatamento que surgiram no final do ano passado já foram detectadas e enviadas para o Brasil. As imagens japonesas, além de indicarem os pontos de devastação e a melhor maneira de a fiscalização chegar até eles, servirão como prova contra desmatadores ilegais nos tribunais.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1464261-16052,00-SATELITE+QUE+ENXERGA+ATRAVES+DAS+NUVENS+E+NOVA+ARMA+CONTRA+O+DESMATAMENTO.html

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Conheça as diferenças entre a cheia e a seca na Amazônia

Na época das chuvas, casas viram ilhas e falta água para beber.

No tempo seco, lagoas facilitam a pesca de um peixe gigante.


A maior floresta tropical do mundo é um lugar de extremos. Enquanto as cheias dos seus rios imensos deixam casas ilhadas, as secas prendem em pequenas lagoas o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.


Pela primeira vez, uma equipe de TV visitou a Amazônia durante um ano todo e conseguiu mostrar a floresta nas quatro estações, com seus habitantes que vivem no território das onças e dos jacarés, com suas formigas-cão capazes de devorar um boi, e a falta de água potável justamente no momento em que os rios se transformam em oceanos.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1459160-16052,00-CONHECA+AS+DIFERENCAS+ENTRE+A+CHEIA+E+A+SECA+NA+AMAZONIA.html