Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2010

Conheça o Parque dos Dinossauros na Paraíba




No município de Sousa, alto sertão, a 420km de João Pessoa, está localizado um dos mais importantes sítios paleológicos do mundo. Na Bacia do Rio do Peixe, existe o Vale dos Dinossauros, a maior incidência de pegadas de dinossauros a nível mundial.



O Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais 700 km2, são aproximadamente 30 localidades, as mais importantes em, em que se registra pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. São pegadas fossilizadas que variam de 5 cm como as de um dinossauro não maior de que um galináceo, até 40 cm de comprimento a exemplo das pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de envergadura e 3 metros de altura.


A maior parte das trilhas são pertencentes a dinossauros carnívoros. Vale mantém expostas para a visitação, as pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos, que deixaram marcadas na terra uma trilha de 46 metros em linha reta, com mais de meio metro de comprimento.


O Parque dos Dinossauros foi criado no município de Souza e é de propriedade da prefeitura, conta com um pequeno museu onde se vêem réplicas de pegadas, mapas e maquetes que mostram a formação do solo. Na região está o leito do rio das Pedras, onde podem ser vistas as trilhas deixadas por tiranossauros, carnossauros e iguanodontes.

Fontes:

http://www.ciaecoturismo.com.br/destinos/apresentacao.asp?destino=31&idioma=pt&type=1


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1200888-7823-TO+DE+FOLGA+CONHECA+O+PARQUE+DOS+DINOSSAUROS+NA+PARAIBA,00.html

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Recorde histórico de chuvas em São Paulo está perto se ser batido

Faltam apenas 7 milímetros para chuva ser a maior desde 1943.
Episódios semelhantes de inundações ocorreram em outras décadas.

A cidade de São Paulo pode bater o recorde histórico de chuvas no mês de janeiro nesta sexta-feira (29), de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, faltam apenas 7 milímetros de chuva para que o recorde anterior, registrado em 1947, seja ultrapassado.





http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1200866-7823-RECORDE+HISTORICO+DE+CHUVAS+EM+SAO+PAULO+ESTA+PERTO+DE+SER+BATIDO,00.html

Decifrando A Terra - Formato Digital



Decifrando A Terra - Formato Digital




Decifrando a Terra vem preencher uma lacuna sentida há muito no ensino de Geociências nos cursos de graduação de Geologia, Geofísica, Geografia, Biologia, Química, Oceanografia, Física, Agronomia e Engenharias, entre outros.



Com conteúdo e abordagem atuais e maravilhosamente ilustrado, "Decifrando a Terra" enfoca os processos que modelam e controlam a superfície do nosso Planeta e seu interior. A origem o Big Bang, a evolução até hoje, Tectônica Global e a dança dos continentes, terremotos, ação da água, do gelo, dos ventos, intemperismo e os processos tropicais, são alguns dentre os 24 capítulos que compõem o livro.

 "Decifrando a Terra" detém-se nas rochas sedimentares, ígneas e metamórficas, nos minerais e nos processos de forma/ transformação, nas micro e macroestruturas das rochas.Na questão ambiental, Decifrando a Terra enfatiza o papel do ser humano como agente transformador da superfície terrestre e induz o leitor a uma reflexão responsável sobre assuntos que afetam o desenvolvimento da sociedade.



Recursos minerais, recursos hídricos, recursos energéticos, entre outros, são bens a serem conservados e gerenciados visando ao desenvolvimento sustentável.



Organizadores: Wilson Teixeira, M. Cristina Motta de Toledo, Thomas Rich Fairchild e Fabio Taioli 624 páginas, 21x27cm, 2ª edição, 2008





Parte 1

Decifrando a Terra cap. 1 ao 10 .rar




Parte 2

Decifrando a Terra cap 11 ao 16.rar



Parte 3

Decifrando a Terra Cap 17 ao 24.rar



Obs: Como baixar o Livro em formato digital?

Os 24 capítulos estão dividido em três partes . Esses arquivos estão compactados, portanto para acessá-lo é necessário descompactá-lo utulizando o Winrar disponível aqui. Depois de descompactado, para consultar cada capítulo é necessário um programa-leitor de PDF que encontra-se aqui.

Boa Leitura.

fonte:



http://educacadoresemluta.blogspot.com/2009/12/decifrando-terra-formato-digital.html





quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Resultado do Enem 2010

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde a noite de ontem (27).

Clique aqui e veja o resultado

http://concursosnobrasil.com.br/resultado-do-enem-2010-confira-aqui/



A partir de amanhã (29), os participantes do Enem poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada em três chamadas.

Até o dia 3 de fevereiro, o aluno acessa o site http://sisu.mec.gov.br/, insere o número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. As vagas serão distribuídas de acordo com as melhores notas do exame. O participante poderá mudar de opção de curso e de instituição de ensino, mas a escolha anterior deixa de valer.

Em 5 de fevereiro sai o resultado da primeira etapa e os estudantes que forem aprovados terão o período de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. No dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Marte esta no ponto mais próximo da Terra,em seis anos; dê uma olhada

Terra e Marte estão mais próximos neste dia 27 de janeiro. A distância de 99 milhões de quilômetros é a menor em seis anos, de 2008 a 2014. O planeta vermelho poderá ser visto mais próximo durante cerca de uma semana.



Como o verão está chegando ao norte de Marte, a calota polar e as nuvens estão mudando e a imagem pode ser vista de um telescópio médio ou de uma câmera digital. É possível também ver o planeta a olho nu, já que ele é quase tão brilhante quanto Sirius, a estrela mais brilhante do céu.

Mas não espere ver Marte como uma lua cheia, ele se parecerá mais com uma estrela alaranjada e bem brilhante. Para saber como achar Marte, vale conferir as imagens do céu feitas pela Nasa dos dias 27, 28


29 de janeiro.

O dia 29 é o melhor para observadores, quando a Lua estará cheia e formará uma conjuntura com Marte e a constelação de Câncer. Nesta noite, Marte estará em oposição ao Sol, ou seja, em sua frente. O planeta subirá ao lado da Lua ao entardecer, nunca se afastando mais de 6º do satélite.

Segundo o site da Nasa, vale reparar na combinação de Sirius com Marte. Enquanto a estrela é azul e pulsante, o planeta vermelho tem uma cor laranja permanente.

Histórico

A cada 26 meses, aproximadamente, Terra e Marte se aproximam -às vezes ficam mais próximos, às vezes mais distantes. Em 2003, a distância foi a menor em 60 mil anos, quando ficaram a 56 milhões de quilômetros um do outro.

fontes:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2010/01/27/marte-esta-no-ponto-mais-proximo-da-terra-em-seis-anos-de-uma-olhada.jhtm

veja as fotos:


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1001_album.jhtm?abrefoto=30

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A geografia explica, terremoto do Haiti foi causado por deslizamento entre placas








Terremoto no Haiti

O que está acontecendo? Os terremotos estão aumentando?



O mundo presenciou na noite de ontem (13/jan) uma das mais impressionantes forças da natureza, materializada na forma de um poderoso terremoto de 7.0 graus de magnitude ocorrido no sul da Ilha de Hispaniola, próximo a Porto Príncipe, no Haiti. Ainda não se conhece exatamente a extensão da tragédia, mas devido à localidade e condições estruturais do país o número de mortos deverá ser muito alto.





O abalo ocorreu às 19h53 pelo horário de Brasília (17h53 hora local) e foi localizado10 km abaixo do nível do mar, sob as coordenadas 18.45N e 72.44W, aproximadamente a 15 km do sudoeste de Porto Príncipe e 145 km a oeste-noroeste de Barahona, na República Dominicana. Devido às características do tremor, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de ondas gigantes para a Região do Caribe, mas uma hora depois foi suspenso.



Dezenas de aftershocks (réplicas que ocorrem após um terremoto de grande porte) foram registradas logo após o evento, com 33 terremotos registrados nas 10 horas seguintes, um deles medindo 5.9 graus de magnitude. Cálculos mostram que o evento principal de 7.0 graus liberou a energia equivalente a 475 mil toneladas de TNT, similar à detonação de 25 bombas atômicas.



Placas tectônicas

O terremoto que ocorreu no Haiti foi provocado pelo deslizamento e compressão entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha. Ali, a placa caribenha se move em sentido leste a 20 milímetros por ano com relação à placa superior. Além do deslocamento entre as duas placas, o local em que ocorreu o sismo é também compartilhado por outro sistema de falhas, composto pela falha Setentrional ao norte do Haiti e a falha Enriquillo-Plaintain, no sul do país, que também apresentam movimentos de escorregamento e compressão entre si à razão de 7 milímetros por ano.





PainelGlobal: Acompanhe com outros usuários este e outros eventos da natureza


 fonte : http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100113-092817.inc&clic=2

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ONU enviará mais 3.500 homens para o Haiti

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta terça-feira o envio de mais 3.500 homens das forças de paz para ajudar na segurança e no serviços de resgate do Haiti pelo período de seis meses.




O contingente ajudará a manter a segurança durante os serviços de distribuição de assistência humanitária. O pedido havia sido feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na véspera. Ban visitou o país durante seis horas no fim de semana.



A resolução afirma que a Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah) consistirá de um componente militar de até 8.940 militares de todos os escalões e um contingente de 3.711 policiais.



- Devemos enviar as tropas o quanto antes para que ajudem a manter a ordem e permitam a distribuição de ajuda humanitária -, afirmou Ban à imprensa depois da decisão do Conselho.



A nova mobilização militar da ONU na ilha permitirá em particular abrir um corredor humanitário entre Porto Príncipe e a República Dominicana, e outra ponte entre o norte do país e a capital, onde o porto também foi danificado pela catástrofe.



- O mundo está com o Haiti -, declarou o secretário-geral, após a confirmação do envio de tropas.



Ban apresentou também um informe nesta segunda-feira sobre a situação no país que, antes do terremoto, tinha uma força internacional de 9.000 homens, incluindo 7.000 militares de 18 nacionalidades, dos quais várias dezenas morreram na catástrofe.



Além dos militares e policiais, a ONU emprega atualmente 2.000 civis, dos quais 500 são estrangeiros.



Brasil (1.300), Uruguai (1.100), Argentina (550) e Chile (500) são os principais participantes no grupo dos Capacetes Azuis da América Latina na Minustah.



As informações são do G1 e do site da ONU
Saiba mais em:
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2782307,ONU-enviara-mais-3-500-homens-para-o-Haiti.html

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Brasil é 38º em ranking internacional de qualidade de vida

O Brasil é o 38º país do mundo em qualidade de vida, segundo um ranking com quase 200 países publicado pela revista americana International Living.

A liderança do ranking, que leva em consideração nove itens – custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, segurança e risco e clima – ficou com a França, pelo quinto ano consecutivo.

O Brasil subiu da 43ª posição no ranking de 2009 para a 38ª neste ano. Em 2008, o país havia ficado na 39ª posição. As melhores avaliações do Brasil ficaram nos quesitos liberdade (83 pontos de 100 possíveis), risco e segurança (83) e clima (82). Os itens mais mal avaliados foram lazer e cultura (58 pontos de 100 possíveis) e infraestrutura (59).

Apesar disso, entre o ranking do ano passado e o deste ano, as notas para infraestrutura passaram de 47 para 59, enquanto a avaliação para a economia foi de 45 para 65.

Latino-americanos

O Uruguai, na 19ª posição do ranking, foi o país latino-americano mais bem avaliado, apesar de ter caído seis posições em relação ao ranking de 2009.

A Argentina, que caiu cinco posições e aparece em 26º lugar no ranking deste ano, é o segundo melhor país da região em termos de qualidade de vida, segundo a International Living.

À frente do Brasil no ranking, entre os latino-americanos, aparecem ainda Chile (31º lugar), Costa Rica (33º) e Panamá (34º). O Equador aparece apenas uma posição atrás do Brasil (39º), enquanto o México é o 46º colocado no ranking.

Entre os países mais bem avaliados, a Austrália pulou da quinta para a segunda posição no ranking entre o ano passado e este, enquanto a Alemanha subiu do oitavo para o quarto lugar.

Os Estados Unidos, por outro lado, caíram da terceira para a sétima posição. O Japão, segundo país mais rico do mundo, aparece apenas no 36º lugar, apenas duas posições acima do Brasil.
O último lugar do ranking é ocupado pela Somália. Entre os 15 últimos do ranking, apenas um – Afeganistão – não é um país africano.

http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/01/06/noticia_nacional,i=142764/BRASIL+E+38+EM+RANKING+INTERNACIONAL+DE+QUALIDADE+DE+VIDA.shtml

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Brasil compra 83 milhões de doses de vacina contra gripe suína

Distribuição só vai ocorrer quando fechar campanha simultânea

O Ministério da Saúde fechou acordo com três diferentes fornecedores de vacina contra o vírus da gripe pandêmica A(H1N1), garantindo a aquisição de 83 milhões de doses para o país. A compra faz parte da campanha de vacinação do governo que deverá ser realizada entre março e abril de 2010.
Os laboratórios enviarão as doses ao ministério de maneira escalonada, entre janeiro e março. O investimento total do Ministério da Saúde, responsável também pela distribuição das vacinas aos Estados, é de R$ 1,006 bilhão.


Pelo mais recente contrato, firmado na última semana, o OPAS (Fundo Rotatório de Vacinas da Organização Pan Americana de Saúde) fornecerá 10 milhões de doses para o Brasil, o que representará um investimento de US$ 70 milhões (US$ 7 por dose) – o equivalente a R$ 122,5 milhões.

O Ministério da Saúde já havia comprado, em novembro de 2009, o primeiro lote de vacinas, com 40 milhões de doses, fornecidas pelo laboratório Glaxo Smith Kline (GSK). A compra foi fechada a partir do menor preço apresentado pelos concorrentes em um processo de compra emergencial. O custo unitário da dose nessa compra foi de US$ 6,43 – representando investimento global de US$ 257,2 milhões (R$ 444,7
milhões).

Além disso, o Ministério da Saúde encomendou 33 milhões de doses do Instituto Butantan, cuja primeira remessa, de cerca de 600 mil doses, deve ser entregue à pasta nos próximos dias. Essas doses foram negociadas pelo Ministério da Saúde, ao lado do Instituto Butantan, com o laboratório francês Sanofis-Pasteur – que já tem acordo de transferência de tecnologia com o instituto para a vacina da gripe sazonal.
A vacina que será fornecida pelo Butantan terá preço unitário de US$ 7,6 – representando investimento de US$ 250,8 milhões (R$ 438,9 milhões). Esse valor unitário, o mais alto, inclui o custo de transferência de tecnologia para produzir a vacina contra o vírus.

Até o início de fevereiro, o Ministério da Saúde deverá anunciar a estratégia nacional de vacinação contra a gripe suína no país.
- O que é importante que todos saibam é que não há, neste momento, distribuição de vacina à população em nenhum estado brasileiro. As doses serão distribuídas nacionalmente quando houver estoque suficiente para viabilizar a estratégia de vacinação simultanamente em todo o país, diz o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna.

Entre os grupos prioritários estão grávidas, trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas e pessoas com doenças crônicas preexistentes (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas etc.).



http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasil-compra-83-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-gripe-suina-20100105.html

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Para de chover em São Luiz do Paraitinga mas 2 mil famílias continuam desabrigadas



Debrynha Machado













http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13155853333159110099

Colaboração da postagem:

Orlando Lopes

São Paulo - Pelo menos 2 mil famílias continuam desabrigadas e 200 desalojadas por causa das chuvas da última sexta-feira (1º) em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, que deixaram a cidade praticamente submersa. Parou de chover na região e o sol reapareceu hoje (4), mas o nível de água do Rio Paraitinga ainda estava 6 metros acima do nível normal, no final da manhã, embora tenha baixado à metade.



As informações foram dadas pelo Corpo de Bombeiros de São José dos Campos, a cerca de 100 quilômetros desse município. Permanecem no local auxiliando no atendimento às vítimas das enchentes 58 bombeiros e 20 viaturas, junto com equipes do Exército, Defesa Civil e Polícia Militar.



De acordo com os bombeiros, cerca de mil voluntários ajudam a distribuir alimentos e prestam solidariedade aos desabrigados. No entanto, aparecem também pessoas oportunistas, que aproveitam a situação de caos para saquear residências alagadas e roubar objetos do rico acervo do patrimônio histórico da cidade. Ainda não há um levantamento preciso sobre todos os danos provocados nos prédios históricos datados dos séculos 19 e 20, entre os quais estão a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa, que desabou.



Segundo nota da Defesa Civil do estado, cerca de 5 mil pessoas chegaram a ser removidas de suas casas durante as cheias.



Ainda não foi restabelecido o sistema de telefonia, nem o fornecimento geral de energia elétrica. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) enviou 2 mil litros de água potável em copos de 200 mililitros. A Defesa Civil também avalia moradias que estão em áreas de riscos.



Na cidade de Cunha, próxima a São Luís do Paraitinga, a prefeitura decretou estado de emergência.



Dez pessoas morreram em consequência das chuvas no estado, seis delas em uma área rural desse município, todas da mesma família, que estavam no local para passar a virada do ano. Restou apenas uma sobrevivente do grupo, que continua hospitalizada.



Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cunha, Cristóvão Alves da Silva, mais de 90 residências foram afetadas, mas a extensão dos danos ainda está sendo avaliada.



Cunha informou que a área rural foi bastante castigada pelo transbordamento de dois rios: Paraitinga e Jacuí, e isso afeta a principal fonte de renda da região, que vem da pecuária e da produção de leite, em torno de 60 mil litros por dia.



Ele disse que a energia elétrica foi parcialmente restabelecida e que a grande dificuldade de socorro técnico é a péssima situação das estradas. De acordo com Cunha, foram registradas na região mais de 400 queda de barreiras, além de as enchentes terem comprometido o estado das pontes, impedindo o acesso por terra a várias localidades.



Para minimizar o drama dos desabrigados ou desalojados, cujo número ainda está sendo calculado, a prefeitura tem obtido doações e só o volume enviado pela Defesa Civil do estado inclui 300 cestas básicas e produtos para higiene pessoal.

Vejam mais notícias:

http://www.plugadosnews.com.br/policial/6949-veja-imagens-do-estrago-da-chuva-em-cunha-.html


http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/01/02/a-chuva-em-sao-luiz-do-paraitinga/


http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/01/04/materia.2010-01-04.4607291702/view

sábado, 2 de janeiro de 2010

Notícias de Angras dos Reis

Buscas por vítimas em Angra dos Reis vão continuar durante toda a madrugada


Ao menos 30 corpos já foram resgatados após deslizamentos de terra na cidade


Pousada Sankay, na praia do Bananal, em Ilha Grande, foi soterrada por lama

As buscas por mais vítimas dos deslizamentos de terra na cidade de Angra dos Reis, no Rio, vão continuar durante toda a madrugada deste sábado (2), de acordo com a assessoria do governo estadual. Ao menos 80 homens dos bombeiros, da polícia militar e da defesa civil municipal vão continuar trabalhando nas regiões afetadas na parte continental da cidade e na Ilha Grande.

A assessoria do governo disse que a exceção será a região no morro da Carioca onde foram encontrados três corpos, pois estão em um local de difícil acesso e só poderão ser resgatados amanhã de manhã. Oito corpos foram resgatadas no local

Além de barcos, helicópteros da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros ajudam nas buscas. Ao menos 30 pessoas morreram Deste total, 19 corpos foram encontrados e já resgatados na área em que uma pousada de luxo foi totalmente encoberta pela lama na praia do Bananal, em



Confira também

• Chega a 30 número de mortes em Angra
• Pousada custava até R$ 540 para o casal


• Prefeito declara estado de calamidade pública


• Turista desiste de pousada e escapa de tragédia

Ao todo são 52 mortes em todo o Estado em razão das chuvas que atingem Angra dos Reis e região metropolitana do Rio desde a última quarta-feira (30). Além dos 30 óbitos em Angra dos Reis, na capital fluminense três pessoas morreram em Vaz Lobo, três em Quintino, na zona norte, e cinco em Jacarepaguá, na zona oeste. Quatro pessoas também morreram na cidade de Magé, duas em São João de Meriti, duas em Belford Roxo e uma em Duque de Caxias, todos na Baixada Fluminense, e duas em Niterói, cidade a 15 km da capital



http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/buscas-por-vitimas-em-angra-vai-continuar-na-madrugada-20100101.html

Vídeos:

veja ,como acontece os deslizamentos

http://www.cnn.com/video/#/video/us/2009/11/11/vo.tn.rockslide.on.tape.wdef

 vídeos tragédia em Angra dos Reis

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/veja-videos-da-tragedia-em-angra-dos-reis-20100101.html