Seguidores

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Temas atuais 2009,orientações para alunos e quem desejar manter-se atualizado

A leitura freqüente de notícias pode ser uma das melhores estratégias para estar antenado com os temas de geografia dos grandes processos seletivos do país. "As notícias de jornal servem de pano de fundo para cobrar o conhecimento geográfico", diz Reinaldo Scalzaretto, supervisor de geografia do Anglo em São Paulo.

dica :Envelhecimento da população brasileira(questões de geografia)



A pedido do UOL Vestibular, os professores montaram uma lista com temas considerados essenciais para enfrentar o vestibular 2009 cujas provas estão próximas. Eles destacaram dez temas.

• 1)Globalização: Balsalobre acredita que a crise de alimentos do primeiro semestre servirá como gancho para discussões sobre a globalização. "O candidato precisa saber o histórico desse processo e as etapas de expansão do capitalismo, com enfoque na face econômica da )globalização", diz Scalzaretto.

• 2)Transposição das Águas do Rio São Francisco "O candidato tem que saber o que é o projeto [de transposição do São Francisco] e quais os prós e contras apontados pelos especialistas", diz Scalzaretto. "É importante conseguir argumentar dos dois lados", complementa Balsalobre.
• 3)Biocombustível: Saber quais são as fontes renováveis de energia e a diferença delas em relação ao combustível tradicional são conhecimentos essenciais, na opinião de ambos os professores. Scalzaretto ressalta ainda que a relação dos combustíveis com os problemas ambientais deve ser estudada pelo candidato.

• 4)Fuso Horário Clássicas nos vestibulares, questões envolvendo fuso horário têm mais chances de cair este ano, apontam os professsores. "Com a mudança do fuso horário no Brasil, o assunto ganha importância", diz Scalzaretto. Na opinião de Balsalobre, o candidato deve saber como era, como ficou e quais as justificativas para a alteração de fuso horário.

• 5)Amazônia brasileira: Tema de relevância mundial, o desmatamento da floresta Amazônica devido à expansão das fronteiras agrícola e pecuária é apontado por ambos os professores como um possível assunto nos vestibulares. "É importante focar nas conseqüências ambientais que esse processo acarreta, como, por exemplo, a desertificação, diminuição do índice pluviométrico e perda de nutrientes do solo", explica Balsalobre.

• 6)Problemas ambientais: Outros problemas ambientais também merecem a atenção do candidato. O professor Scalzaretto explica que além de entender o que é chuva ácida, buraco na camada de ozônio, desmatamento e aquecimento global , é preciso saber relacionar esse conceitos com os tratados internacionais como, por exemplo, o Protocolo de Kyoto.

• 7)3ª revolução industrial: A era da computação e da automação é outra aposta dos professores. "Esse processo vem desde a década de 70 e é caracterizado pelos avanços tecnológicos", diz Scalzaretto. O professor acha que conhecimentos de história sobre as 1ª e 2ª revoluções industriais podem ser cobrados. "É comum essa interdisciplinaridade nas provas de geografia e história", explica.

• 8)Potências emergentes: Saber quais são os países que formam o Bric e como eles se desenvolveram é importante, na opinião do professor do Anglo. Ele recomenda ainda que os candidatos entendam as disparidades econômicas mundias. "Saber o que é o IDH , dívida externa, fome, problemas sociais é muito importante", diz.

• 9)Conflitos recentes: Os conflitos por autonomia na Bolívia, a disputa territorial na Região do Cáucaso entre Rússia e Geórgia, os conflitos entre o Hamas e Fath no território Palestino, as questões do Tibet e os conflitos envolvendo a Venezuela devem ser estudadas pelo vestibulando, na opinião do professor do Colégio Vértice. "É importante saber contextualizar cada um desses episódios recentes e entender bem a geopolítica dessas regiões", diz

• 10)Envelhecimento da população brasileira: "O Brasil vive um processo de transição demográfica", explica Scalzaretto. O professor acredita que esta é uma boa hora para enfocar no estudo de taxas de natalidade e suas consequências. "Não precisa decorar números, mas é bom saber, por exemplo, que um país é considerado em fase de envelhecimento quando tem cerca de 15% da população com mais de 60 anos (ou 65 nos países desenvolvidos)", diz.


Leia mais este temas,outras disciplinas fonte no site da uol

vestibular 2009: 8 temas essenciais de história

Confira a concorrência dos principais vestibulares
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
Dicas de português: veja os erros mais comuns

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2008/11/03/ult798u23676.jhtm

4 comentários:

  1. Verdade professora são temas muito bons, e que devem ser sempre usado como os demais, para atualizar o conhecimento dos alunos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Pô legal os temas,, e de facíl estudo ...Isma parabéns por esse espaço.. com certeza vai ajudar a muitos,, minha amiga pega sério nele... pois você tem o dom de esclarecer sobre o assunto.. paz querida que Jesus lhe conceda uma semana abençoaada !!!!

    ResponderExcluir
  3. LISON.
    Saudações!
    Amiga Ismaelita,
    Todos os tópicos eleitos têm amplíssima possibilidade de cair em exames além de estarem em pautas das mais importantes instituições de ensino do Brasil e muitos países!
    Parabéns pelo lindo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade uma coisa é certa, basta participar do diHITT e pronto vai estar bem informado, e preparado para o vestibular.

    ResponderExcluir