Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2009

20 anos da queda do Muro de Berlim: confira filmes e livros que retratam a divisão da Alemanha

No dia 9 de novembro de 1989, o mundo assistiu ao fim da Guerra Fria
Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim foi abaixo, simbolizando o fim da Guerra Fria. Nesta segunda-feira, a Alemanha e o mundo celebram os 20 anos do episódio que marcou o início da reunificação alemã e simbolizou o fim da Guerra Fria.

Confira abaixo alguns filmes e livros que retratam a tensão entre a Berlim capitalista e a Berlim comunista:

FILMES

> Adeus, Lênin
Alemanha, 2003
Direção: Wolfganger Becker



Pouco antes da queda do Muro de Berlim, em 1989, a mãe de Alexander Kerner (Daniel Brühl) sofre um enfarto e entra em coma. Quando ela desperta, em meados de 1990, Berlim Oriental está completamente modificada com o triunfo do regime capitalista. Como qualquer emoção forte pode comprometer a saúde da mãe, Alexander arma um plano para esconder dela a extinção do Partido Socialista Único e faz parecer que Berlim Oriental ainda existe, inclusive inventando noticiários de TV com a ajuda de um amigo. A mentira funciona durante um bom tempo, até que a verdade virá à tona.





> Um Amor Além do Muro
Alemanha, 2006
Direção: Dominik Graf



No verão de 1961, quatro meses antes da construção do Muro de Berlim, Siggi (Max Riemelt), um jovem de 20 anos, chega a Dresden para tentar a vida como cenógrafo. Na boate A Cacatua Vermelha conhece Luise (Jessica Schwartz), uma jovem poeta cujo trabalho é proibido na Alemanha Oriental, sem saber que ela é casada com Wolle (Ronald Zehrfeld). Na boate, o trio é apresentado à música proibida do ocidente: o rock'n'roll.






A Vida dos Outros
Alemanha, 2006
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck



Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, retrata a situação de artistas e intelectuais numa Alemanha ainda dividida. Em 1984, um ministro da Alemanha Oriental ordena que Georg Dreyman (Sebastian Koch), o maior dramaturgo do país, seja vigiado pelo serviço secreto, apesar dele não contestar o governo ou seu regime político. O ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Com a descoberta do mundo particular do casal, Grubitz passa a ter uma afeição aos dois e questionar seu trabalho.






> Hedwig: Rock, Amor e Traição
EUA, 2000
Direção: John Cameron Mitchell



Hansel é um jovem que mora em Berlim Ocidental e sonha em se tornar uma grande estrela do rock. Ele conhece um americano que lhe promete amor e liberdade e a oportunidade de fazer com que os seus sonhos se tornem reais. Porém, o jovem precisa passar por uma operação de mudança de sexo para que eles possam se casar. Nasce então Hedwig (John Cameron Mitchell), que chega a Kansas no mesmo dia em que o Muro de Berlim é derrubado. Lá ele se apaixona por um garoto de 16 anos que acaba lhe dando um golpe e roubando suas canções.





LIVROS

O Muro de Berlim, Um Mundo Dividido 1961-1989
Frederic Taylor
Editora: Record

A obra divide a Alemanha em duas, entre agosto de 1961 e novembro de 1989, para explicitar a situação política mundial que permitiu a construção e a queda do Muro de Berlim. O autor reúne uma série de análises acerca dos mitos que essa divisão criou em todo mundo, até mesmo dentro das duas repúblicas.

A Queda do Muro de Berlim e a Representificação da História
Flavia Bancher
Editora: Atelie Editorial

O livro analisa o que a derrubada do Muro de Berlim provocou na vida das pessoas e o sentido de um acontecimento deste porte. A obra é ilustrada com os momentos da queda do Muro, a perplexidade e a euforia da população.


A Queda do Muro
Olive Guez e Jean Marc Gonin
Editora: Oceanos

O livro baseado em fatos reais celebra os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Dois jornalistas franceses juntaram-se para escrever um relato sobre os dias que antecederam a derrubada do Muro e o dia em que finalmente acabou a divisão física entre as porções ocidental e oriental de Berlim. A obra interliga as vidas dos principais protagonistas dos acontecimentos — na RDA como na Alemanha Ocidental ou na URSS com as vidas de muitos participantes anônimos.



1989 - O Ano que Mudou o Mundo - A Verdadeira História da Queda do Muro de Berlim
Michael Meyer
Editora: Jorge Zahar

O autor e jornalista, então chefe da sucursal da Newsweek no Leste europeu em 1989, assistiu de perto à queda do Muro de Berlim e entrevistou os principais atores envolvidos no cenário anterior à derrubada da Cortina de Ferro. Foi o último jornalista, por exemplo, a entrevistar Nicolae Ceaucescu, tendo assistido à execução do tirano romeno por sua própria polícia secreta.

O Verde Violentou o Muro - Vida em Berlim Antes e Agora
Ignácio de Loyola Brandão
Editora: Global Editora

O retrato de um brasileiro que viveu na Berlim poderosa e iluminada e flertou com a Berlim cinzenta e proletária dividida pelo Muro. O escritor retornou para reviver estas duas cidades, agora unidas, e fala sobre a Berlim do passado, do presente e ensaia o que será do futuro.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a2709398.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário